fbpx

Veja como o verão pode servir de inspiração para o paisagismo

Veja como o verão pode servir de inspiração para o paisagismo

Veja como o verão pode servir de inspiração para o paisagismo

Já pensou em como está o seu jardim para o verão? Veja como a estação pode inspirar o paisagismo para tornar sua área externa muito mais funcional e bonita!

O verão inspira a moda, mas também a decoração. A chegada da estação mais alegre do ano deixa os dias mais longos e as noites mais gostosas, por isso o jardim merece atenção especial nos meses de calor.

A ideia é praticamente transportar um recanto interno com toda a beleza e aconchego para a área externa, onde você possa receber os amigos com conforto e segurança.

Veja como pequenas intervenções inspiradas nas altas temperaturas podem resultar em um projeto completo de paisagismo, deixando o ambiente muito mais bonito, confortável e acolhedor.

 

Pergolado de eucalipto torna o dias de verão mais agradáveis

O primeiro ponto que deve ser pensado em um projeto de paisagismo voltado para o verão é a ilha de sombra. Ela deve ser o ponto central, ao redor do qual todos os demais itens devem ser projetados de forma a valorizá-lo ainda mais.

Hoje, uma das maiores tendências do paisagismo são os pergolados de madeira, ideais para que o jardim possa ser aproveitado tanto de dia quanto de noite.

Aqui, a ideia é dar um toque ao mesmo tempo moderno e sustentável com o eucalipto, outra grande trend do momento. As toras emprestam uma rusticidade sofisticada ao conjunto, que pode ser encimado por telhado de cerâmica ou transparente.

Nesse caso é preciso atenção, porque vidro e policarbonato, apesar de bonitos, podem criar um efeito estufa com a luz do sol. A dica, aqui, é utilizar o Solar Plus+, um sistema de cobertura e proteção solar com Pergotelha que oferece muito mais conforto térmico mesmo no alto verão.

Para criar um efeito mais agradável na área de sombra use um forro de bambu no teto. A passagem da luz pela trama do bambu forma efeitos visuais únicos. Cortinas de voil brancas dão um toque extra de romantismo ao conjunto.

 

Móveis de demolição e deck de madeira: sustentabilidade

Você pode valorizar ainda mais o jardim de verão assentando o pergolado de eucalipto sobre um deck de madeira. Nesse caso a dica é fazer essa base bem maior que o próprio pergolado, de forma a criar uma espécie de moldura. Sobre ela, coloque almofadões, lanternas com velas e vasos de plantas, criando um espaço extra e diferenciado.

Sustentabilidade também é ter responsabilidade social. Use móveis de demolição, como mesas de centro e de apoio, e poltronas e sofás com futons em tons claros, dando mais leveza ao ambiente. Complete com pufs e objetos de arte.

 

Escolha plantas mais resistentes ao verão

Não esqueça que o jardim de verão também deve ser preparado com as plantas certas. Escolha as mais resistentes às altas temperaturas, inclusive a grama.

Nesse caso, a São Carlos ou Catarina é a mais indicada. Ela é resistente ao pisoteio e à seca, e é frágil à sombra. A espécie tem as folhas um pouco mais largas e claras que a Esmeralda, que também resiste bem ao verão, mas é mais sensível à seca.

No projeto paisagístico para o verão, inclua espécies decorativas que gostam de sol direto. Faça canteiros ou coloque em grandes vasos de cerâmica diferentes espécies de cactus, por exemplo. A rega deve ser feita apenas uma vez a cada 7 dias.

Para quem gosta de flores, algumas opções são a onze-horas, kalanchoe ou flor da fortuna, bulbine, clúsia e algumas suculentas. Já entre a folhagens, a flor de pedra, agave, pata-de-elefante, espada-de-são-jorge, babosa, fícus, darsilirio e a lança-de-são-jorge adoram o sol direto várias horas por dia.

 

Jardim vertical melhora o clima da casa

Os muros da casa também merecem cuidado no verão. A alvenaria tende a reter o calor e a cores claras a refleti-lo. Por isso muros brancos, por exemplo, podem dar um certo desconforto visual ao espelhar a luz do sol.

Para evitar que isso aconteça e amenizar o clima, crie jardins verticais aproveitando o próprio muro. Utilize painéis de madeira para dar sustentação a vasos e xaxins – ou deixe apenas o próprio painel de forma decorativa, dando mais aconchego ao ambiente e valorizando o espaço.

Use o painel de madeira também para fechar a parede do chuveirão, por exemplo. Aproveite para pendurar orquídeas, criando delicado pontos de cor.

E então, gostou da nossas ideias para incrementar seu jardim de verão? Venha conhecer o projeto Cobrire e continue acompanhando nossos posts!

 

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP