fbpx

Sombra e ar fresco com muito charme: como escolher o pergolado ideal

Pergolado de madeira em sacada

Pergolado de madeira em sacada

O pergolado é uma das maiores atrações da casa, mas como escolher o pergolado ideal para você? Veja o que levar em consideração na hora da escolha!

Olha para o seu jardim e sente que está faltando alguma coisa? Quer um espaço diferenciado para aproveitar com os amigos? Muito provavelmente sua casa está precisando de um pergolado para ficar ainda mais charmosa. Verdadeiros coringas da decoração, eles se adaptam os mais diferentes espaços e funções. Por outro lado os modelos diferenciados valorizam ainda mais o seu estilo. Veja como escolher o pergolado ideal e ganhar sombra e ar fresco com muito charme.

 

Toda a versatilidade do pergolado de madeira

Sofisticado, rústico, simples, elegante, cheio de plantas. São tantos os modelos de pergolados que escolher um deles pode não ser uma tarefa fácil. A dica, então, é conhecer de perto alguns tipos e truques para deixá-los personalizados.

O pergolado de madeira é um dos mais utilizados, por ser uma material nobre, resistente e muito bonito. Além disso, a madeira se encaixa bem em praticamente todos os estilos de decoração.

No entanto, atenção: é preciso que a madeira seja de primeira linha, como Itaúba, Garapeira e Cumaru. Além disso, a forma de montagem também é importante.

Pregos, juntas e irregularidades aparentes empobrecem o visual. Por isso escolha sempre mão de obra especializada, que ofereça um serviço artesanal, que agregue valor ao pergolado.

Além de bonito e sofisticado, o pergolado de madeira também tem manutenção fácil. Para emprestar maior durabilidade ao material basta passar verniz ou selador uma vez por ano. Com isso, a madeira ganha mais resistência à chuva, ao sol e à salinidade dos locais litorâneos.

Conheça alguns dos diversos modelos

+ FOTOS

 

 

Clima da região pode influenciar na hora da escolha do pergolado ideal

Ficar atento ao clima da região pode ajudar a fazer uma escolha ainda mais acertada sobre o tipo de pergolado. Nas regiões mais frias, por exemplo, uma boa opçãoo os pergolados com cobertura transparente, elas deixam a luminosidade natural passar de forma suave. Assim, é possível manter o conforto climático do sol, mas também se proteger contra a chuva.

Já nos locais mais quentes, a cobertura com proteção solar empresta mais frescor ao pergolado. Nesse sentido, os materiais naturais estão em alta, sendo uma grande tendência da decoração internacional.

O forro de bambu, por exemplo, torna o ambiente ainda mais aconchegante com um sombreado de efeitos gráficos muito interessante. Por outro lado, esse tipo de cobertura também pode funcionar como isolante térmico e acústico, levando mais conforto ao pergolado.

Outra opção é o forro de palha natural. Com a trama um pouco mais fechada, ela é ideal para quem quer um sombra mais maciça, deixando o local ainda mais arejado.

Também é possível optar pelo pergolado sem cobertura ou com cobertura verde. No primeiro caso, as próprias ripas de madeira criam um sombreado que se modifica de acordo com a posição do sol.

No segundo, é possível escolher dentre vários tipos de plantas, como trepadeiras floridas ou não, para barrar a incidência de sol. A dica é consultar um paisagista para descobrir as espécies mais adequadas à incidência de sol e chuva na sua região.

 

Decida a funcionalidade

Por fim, decida sobre a funcionalidade do pergolado. Como a estrutura é muito flexível, não há limites para o que ela pode servir.

Lembre-se apenas que nos pergolados que forem abrigar algum tipo de cocção – forno ou fogão a lenha, churrasqueiras, etc – deve haver um bom sistema de exaustão para não manchar o forro.

Depois é só escolher os móveis e acessórios que deixarão seu pergolado ainda mais bonito e especial.

Viu como é fácil escolher o pergolado ideal? Quer mais ideias? Aproveite para conversar com um dos especialistas da Cobrire e descubra muitas outras sugestões e dicas para ter o seu pergolado perfeito!

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP