Saiba mais sobre o EUCALIPTO

floresta de eucalipto reflorestamento

Saiba mais sobre o EUCALIPTO

Ele conquista cada vez mais espaço na construção de pergolados e até casas inteiras. Veja por que o eucalipto é tão importante na construção civil!

Quando Edmundo Navarro de Andrade, no início do século XX, trouxe o Eucalyptus grandis/lyptus de terras australianas, não imaginou que o eucalipto se tornaria, pouco tempo depois, um dos grandes trunfos da construção civil.

Se ele começou sua jornada de sucesso sendo utilizado como lenha para locomotivas, hoje sua importância é notável. Quem gosta de casa bonita e curte decoração sabe: o eucalipto é um dos materiais mais utilizados do momento.

Mas muito se engana quem pensa que essa é apenas uma tendência passageira. Os projetos com eucalipto se adaptam a diversos estilos, dos mais rústicos aos clássicos.

Já está pensando na decoração da sua casa? Veja como essa árvore pode ajudar a criar diferenciais no seu projeto!

 

Como usar eucalipto para valorizar a decoração

Construir com eucalipto é dar um toque rústico e sofisticado à construção, graças à sua aparência excepcional e à sua flexibilidade.

Hoje essa é a madeira roliça mai procurada para decoração, seja em design de interiores ou exteriores.

E praticamente não há limites para o que pode ser feito com ela. Veja 6 ideias fantásticas para usar o eucalipto:

 

Pergolado de madeira

Os pergolados de madeira já são charmosos por definição, valorizando qualquer espaço. Quando feitos com eucalipto, ganham um toque mais rústico, mas igualmente belo. A madeira pode ser pintada ou usada ao natural, simplesmente tratada e envernizada. Por isso, a adaptação aos mais variados projetos é tão grande.

Pergolado de eucalipto

Guarda-corpo

O eucalipto também empresta um charme todo especial aos guarda-corpos. A estrutura pode ser totalmente finalizada em eucalipto ou fechada com vidro ou aplicação de cabos de aço paralelos. Servem para escadas, varandas, decks de madeira etc.

Guarda-copo de eucalipto tratado

Guarda-copo de eucalipto tratado

Mezaninos

Quando o terreno é em desnível, uma forma inteligente de aproveitar um espaço “perdido” é com a criação de um mezanino. A estrutura de eucalipto fica ainda mais bonita com um revestimento de palha ou bambu, por exemplo. Além de serem uma super tendência da decoração moderna, as fibras naturais dão um toque fino que valoriza ainda mais o ambiente.

Mezanino com estrutura de eucalipto com deck de madeira

Mezanino com estrutura de eucalipto com deck de madeira

Portas, portões e cercas

Também é possível criar portas, portões de garagens e cercas com eucaliptos menores. Essas construções podem ser utilizadas em qualquer espaço, das áreas sociais às de serviço, como lavanderia, canil etc. Elas também podem delimitar espaços molhados, como chuveirão do jardim, e cobrir muros, como revestimento.

Portão e cerca de eucalipto

Portão e cerca de eucalipto

Estruturas de casas e varandas

Estrutura de casa e varanda em eucalipto

Estrutura de casa e varanda em eucalipto

Outro uso cada vez mais comum é para estruturar casas inteiras em eucalipto. Elas podem ser montadas com fixadores de metal galvanizado ou apenas por encaixe, sem a colocação de parafusos. É possível construir desde casas na árvore para crianças até verdadeiras mansões totalmente em eucalipto.

Isso porque, apesar de a madeira ser roliça, ela também pode ser moldada para outros fins – como para substituir a serrada no telhado de uma casa, por exemplo.

Além da beleza da construção, a vantagem, nesse caso, vai direto para o bolso do consumidor, que ganha em economia.

Veja algumas de suas aplicações na construção civil:

  • Tesouras e peças estruturais;
  • Vigas e caibros;
  • Esquadrias;
  • Andaimes;
  • Batentes;
  • Janelas;
  • Forros;
  • Pisos;
  • Muito mais.

 

Outros benefícios que agregam valor à construção

O que não faltam são benefícios para quem opta por construir com eucalipto. Essa madeira tem grande resistência, elasticidade e durabilidade natural, entre outras vantagens:

Ganhe mais isolamento térmico e acústico

Como toda madeira, o eucalipto também proporciona ótimo isolamento termoacústico natural. As paredes deixam o ambiente mais agradável, protegido contra temperaturas extremas. Dessa forma, o uso ar-condicionado é reduzido, e, consequentemente, também o consumo de energia.

 

Maior resistência e segurança para seu projetos

O eucalipto tem grande resistência à compressão e tração graças à sua estrutura fibrosa. Mas, como qualquer outra madeira, ele também precisa ser bem armazenado, manipulado e tratado para manter suas propriedades por mais tempo.

Dessa forma, ele também consegue suportar grande pesos, em sofrer deformações mesmo em temperaturas extremas.

É importante, no entanto, que seja feito o tratamento adequado contra agentes químicos e biológicos nocivos.

Por outro lado, depois de apropriadamente seca, essa madeira quase não “trabalha”, permitindo sua utilização de forma despreocupada em regiões litorâneas, por exemplo.

 

Mais leveza para o conjunto da obra

Por ser de média densidade, permite o desenvolvimento de estruturas relativamente leves e ao mesmo tempo muito resistentes.

 

Longa durabilidade

Quando você investe em um projeto, quer que ele dure o máximo possível. E essa é outra vantagem do eucalipto: sua longa vida útil.

Claro que, mais uma vez, isso também vai depender do tipo de tratamento ao qual foi submetido.

De uma forma geral, entretanto, por causa de sua alta resistência mecânica, o eucalipto pode passar de 30 anos de vida útil.

Por outro lado, quando exposta às intempéries, resiste fortemente à ação do sol e da chuva, principalmente quando protegida por tingidores do tipo “stain”.

E essa mesma exposição ao tempo traz outra vantagem para a madeira. É ela a responsável por grande parte do seu charme: a textura de micro-fissuras e as elegantes alterações de cor.

Apesar de superficiais, são decorrentes de um envelhecimento sutil que atribui ao produto a aparência de uma estrutura requintada e original.

 

Aproveite o melhor custo-benefício

O eucalipto é altamente competitivo. Para se ter uma ideia, imagine que mesmo as madeiras de florestas nativas certificadas, sejam virgens ou primitivas, podem custar até 6 vezes mais.

Ainda que o valor do eucalipto varie de acordo com a região em que é plantado, o custo-benefício ainda é muito maior. E você não perde absolutamente nada em qualidade.

 

E por que a diferença de preço é tão grande?

Além de tudo isso, o eucalipto é uma alternativa altamente sustentável. A árvore não é apenas bonita, mas também tem crescimento rápido, o que gera uma grande produção em curto espaço de tempo.

Desde que trabalhada e manejada de forma adequada, ela alivia a pressão sobre as florestas das madeiras consideradas nobres.

Ao mesmo tempo, a qualidade do eucalipto para a construção é inegável, ainda que seu custo seja menor em relação a outros tipos de madeira.

O que muita gente não sabe é que ele se torna acessível economicamente justamente por ser altamente renovável e ser plantado justamente nas regiões mais produtivas.

Como ele pode ser plantado em praticamente todos os solos e climas do país, há menos custos com transporte, por exemplo, barateando a construção.

 

Sustentabilidade: o planetinha azul agradece

A sustentabilidade do eucalipto vai ainda mais além: ele devolve praticamente tudo o que ele tira do solo. Para se ter uma ideia, depois da colheita, galhos, folhas e cascas têm nada menos que 70% dos nutrientes da árvore.

Tudo isso, que permanece no local após a retirada da árvore, acaba sendo novamente incorporado ao solo como matéria orgânica. E, melhor ainda: também contribui para o controle da erosão.

Essa pegada sustentável do eucalipto também se traduz em mais benefícios para os próprios municípios. Entre eles estão a geração de empregos diretos e indiretos, seja na implantação e manutenção dos viveiros como no incremento de novos negócios.

Isso sem falar no recolhimentos de impostos, no incentivo ao consumo de bens de produção local e até nas iniciativas de cunho social, como construção de escolas, postos de saúde, casas etc.

E ele também faz bem à saúde da Terra. Apenas 1 hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera a cada ano. Assim, ele combate o efeito estufa e ainda reduz a poluição e o aquecimento global.

Ou seja, sua casa fica mais bonita, a economia como um todo é beneficiada e o planetinha azul agradece.

Viu como a utilização de eucalipto só engrandece seu projeto e ainda faz bem ao meio ambiente?

 

A Cobrire utiliza madeira de Eucalipto tratado para construção de Pergolado de madeira, Quiosque de palha Sapé, Quiosque de Palha Piaçava, Quiosque de Palha Santa-fé, Cobertura de telha cerâmica, e muitos outros projetos. Venha conhecer de perto!

 

Nós ligamos para você!