fbpx

Rompa barreiras: veja como montar um pergolado home office

Derrube paredes, rompa barreiras: veja por que um pergolado home office eleva a qualidade do trabalho e descubra como montar o seu!

O Brasil é o terceiro país onde o home office mais cresce no mundo. Os dados são provenientes de pesquisa feita em 16 países pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado.

Com apenas China e Singapura à frente, o país tem nada menos que 12 milhões de pessoas na modalidade, segundo a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

Mas se o home office em si já é uma conquista, ela se torna ainda maior quando o espaço é adequado de forma a aumentar o conforto e a produtividade.

Nesse cenário, o pergolado de madeira pode ter um papel fundamental, graças às suas características e versatilidades. Veja por que vale a pena romper as barreiras de um escritório convencional e apostar em um home office ao ar livre!

 

Plantas ajudam a aumentar a produtividade em até 15%

Pesquisa da Universidade de Queensland mostra que o contato com as plantas no ambiente de trabalho aumenta a produtividade em até 15%. O estudo mostrou ainda que, a longo prazo, esse contato melhora a satisfação e a qualidade de vida do profissional.

Uma das vantagens do pergolado de madeira é justamente a sua versatilidade. Ele pode ser construído em qualquer canto do jardim ou ainda servir como ampliação para algum cômodo, criando um home office perfeito.

O contato com as plantas pode vir das espécies do próprio jardim ou da criação de jardins verticais, nas paredes do próprio pergolado, através de painéis de madeira.

Além do conforto estético e emocional, elas ainda ajudam a regular a temperatura através do microclima ambiente e colaboram para purificar o ar.

A pesquisa mostra ainda que apenas uma planta por metro quadrado já é capaz de mudar substancialmente o desempenho.

 

Home office no pergolado de madeira: contato com a natureza

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos valinhos pergola caramanchão gourmet

Outra dado da pesquisa é que um ambiente que envolve psicologicamente o profissional o deixa mais feliz, fazendo com que trabalhe melhor.

Por isso, móveis de escritório caros, ambiente austero e clima formal estão fora. Um dos grandes trunfos do home office é justamente a possibilidade de personalizar o espaço de acordo com as preferências de cada um.

Decoração informal, objetos pessoais que trazem conforto emocional e o contato com a natureza são fundamentais para quem trabalha em casa aumentar cada vez mais a produtividade.

Use e abuse de fotografias, objetos e lembranças de viagens, use incensos e odorizadores com perfumes suaves que o deixem lhes sejam agradáveis.

 

Fatores que influenciam na produtividade

Temperatura

Uma das vantagens do home office é evitar a eterna discussão com os colegas de escritório sobre a temperatura do ar-condicionado.

Pesquisa da Cornell University (EUA), por exemplo, mostra que uma simples variação de temperatura de 20ºC para 25ºC já é capaz de reduzir em até 44% os erros de digitação. A produtividade, por sua vez, cai em até 150%.

Por aqui, a recomendação da agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a temperatura ambiente fique em torno dos 22ºC, com variação máxima de 2ºC para mais ou para menos. Dessa forma o ambiente não fica nem quente demais, nem frio demais.

E para regular a temperatura de acordo com o seu gosto no pergolado home office é muito fácil. Basta colocar ventiladores de teto ou fazer um fechamento com vidro e instalar ar-condicionado. Toda a instalação fica completamente invisível, sem prejudicar o resultado estético.

 

Iluminação

home office pergolado com forro de bambu

Ambientes escuros demais dificultam a concentração e exigem luzes acesas mesmo durante o dia. No pergolado home office a entrada de luz natural é facilitada pela própria arquitetura da obra.

Além disso, é possível colocar teto transparente. No Sistema Solar Plus+, por exemplo, a Pergotelha é totalmente translúcida, mas bloqueia 99% dos raios UV e ainda reduz em até 6ºC a temperatura interna em relação às coberturas de vidro e de policarbonato.

Por outro lado, há ainda a possibilidade de colocar um forro de bambu ou de palha natural, criando ainda mais conforto estético e climático.

Para quem não tem hora para acabar, a iluminação do pergolado pode ser feita de forma a criar diversas situações. De uma luz suave para os períodos de descanso às mais intensas, você tem um amplo leque de possibilidades.

 

Limpeza e organização

Por ficar fora do corpo principal da casa, o pergolado home office oferece toda a tranquilidade que o profissional precisa.

Além disso, como estrutura independente, você organiza da forma que achar melhor, com todos seus equipamentos e ferramentas de trabalho próximos de você e nos devidos lugares.

Dessa forma evita a interferência de outras pessoas da casa e o fluxo de trabalho corre melhor.

 

Melhores plantas para o pergolado home office

Outro estudo, dessa vez da Universidade de Harvard (EUA), mostra que um bom projeto de paisagismo reduz as faltas por doenças em até 30% e ainda aumenta substancialmente as funções cognitivas dos funcionários.

No caso dos pergolados home office, no entanto, não é sempre que só o visual do jardim externo já é suficiente para surtir o efeito desejado.

Algumas plantas, entretanto, são mais indicadas do que outras para ocupar vasos ou compor um jardim vertical no pergolado home office. Veja quais são elas:

  • Suculentas – Como acumulam bastante água, não precisam de rega constante e fazem um volume bonito no jardim vertical. Há muitos formatos e cores diferentes, que fazem um efeito muito bonito;
  • Bromélias – Famosa pela beleza contrastante de suas flores e folhas, não precisam de luz direta do sol e são espécies;
  • Zamioculca – Também não precisa de muita luz do sol e precisa de rega apenas uma vez por semana para se manter bela e cheia no vaso;
  • Lírio da Paz – Tem fama de levar tranquilidade ao ambiente e não precisa de cuidados diários;
  • Clorofito – Com regas 2 vezes por semana, se adapta bem a ambientes com ar-condicionado. Além disso, tem boa capacidade de absorver odores, tendo altos índices de produção de oxigênio;
  • Pau d’Água – Também se adapta bem a ambiente com ar-condicionado. É a queridinha dos decoradores devido à sua folhagem exuberante, verde e amarela. Deve ser regado sempre que a camada superficial de terra estiver seca.

Agora que você já conhece todos os benefícios de um pergolado home office, que tal conhecer mais de perto os pergolados de madeira da Cobrire? Visite nosso showroom e inspire-se para fazer o seu!

Nós ligamos para você!