Repagine sua casa com um pergolado na fachada!

Veja como modernizar a fachada da sua casa, valorizar seu imóvel e ainda ganhar um espaço charmoso e flexível com um pergolado de madeira!

Você já reparou que as novas casas estão sendo projetadas com pergolado na fachada? Se em algum momento já pensou em remodelar a entrada da sua residência, dando um ar mais moderno e sofisticado, com certeza sim.

Promover essa verdadeira transformação pode ser mais fácil do que você imagina, sem necessidade de quebra-quebra, nem complicados – e caros – projetos arquitetônicos. Basta encomendar o seu próprio pergolado de madeira para fachada.

Não é à toa que os pergolados de madeira se tornaram a menina dos olhos dos arquitetos. Esteticamente, a estrutura empresta muito mais modernidade e elegância à entrada, que é o cartão postal do imóvel. No entanto, mais do que isso, a estrutura gera vários outros benefícios.

Até há algum tempo, o pergolado de madeira só era utilizado para a área de lazer. Devido ao seu charme e ao valor que agrega ao imóvel, passou para o local mais nobre da casa: a fachada. Veja por quê e descubra todas as vantagens que ele pode trazer para o seu dia a dia!

 

Modernização da arquitetura

O pergolado é a solução perfeita para quem quer ou precisa modernizar a entrada de residências antigas.

O projeto certo dá uma maior imponência ao local, com toda a nobreza de peças de madeira selecionadas. Dessa forma, não há necessidade de mexer em toda a fachada da residência, que pode manter sua arquitetura original agregando um diferencial: o pergolado.

 

Solução para todos os estilos

Por outro lado, muito se engana quem pensa que pergolado na fachada só se encaixa em projetos da arquitetura moderna. Muito pelo contrário. Uma das grandes vantagens do pergolado de madeira é que ele se adapta muito bem aos mais diversos estilos arquitetônicos.

Se a sua casa é em estilo clássico branco, por exemplo, mas você não gosta da força do contraste com a madeira, é possível pintar o pergolado como quiser.

Nesse caso, uma das soluções mais usadas é a pintura em branco provençal, mas há várias opções.

Você só precisa de uma empresa séria e competente que trabalhe com artesãos que realmente entendam do assunto e se dediquem de verdade ao seu projeto.

 

Aumento da área útil

Além de decorar, o pergolado na fachada também ajuda a aumentar a área útil da casa. Isso porque a estrutura é altamente funcional.

O pergolado tanto pode ser utilizado como varanda em casas cuja arquitetura não contempla uma cobertura para a porta da frente, como servir de extensão à própria varanda, expandindo a área de convivência ao ar livre.

Por outro lado, o pergolado na fachada também pode servir como cobertura para veículos e equipamentos esportivos. Carros, motos, lanchas, stand up paddle, pranchas de surf e outros itens ficam abrigados sem interferência na estética da casa.

Da mesma forma, se a área de lazer é reduzida, o pergolado na fachada pode abrigar um bar ou área gourmet para receber os amigos. Assim, você ganha um novo e charmoso espaço de convivência e ainda surpreende quem você gosta.

Outra opção muito utilizada é criar um jardim suspenso cheio de plantas como trepadeiras floridas no pergolado. A fachada ganha um ar muito romântico e charmoso.

 

Cobertura para o portão

Outro uso frequente dos pergolados na fachada é como um charmoso abrigo para o portão. A estrutura pode ser projetada para evitar a incidência de sol intenso e de chuva em quem chega, protegendo todo o caminho até a porta de entrada ou varanda.

 

Valorização imediata do imóvel

Um imóvel com pergolado na fachada instantaneamente se torna mais valorizado do que os similares na vizinhança. O primeiro ponto é a questão estética, já que a estrutura em madeira nobre é impactante para quem vê da rua ou quem entra em casa.

Por outro lado, como é uma estrutural funcional e flexível, possibilitando vários projetos, também aumenta a área útil da casa. E isso é muito importante na hora de uma possível revenda.

A estrutura de madeira, por sua vez, por si só já é um bem altamente valorizado – independentemente do estilo arquitetônico. Por isso, tome cuidado com quem vai fazer a obra.

Afinal você não vai querer um puxadinho na frente de casa. Faça questão de contratar apenas quem trabalha com peças selecionadas de madeira nobre.

Por tudo isso, a simples presença de um pergolado na fachada já aumenta o valor de mercado da residência. Ou seja, na verdade o pergolado não é um gasto, mas um investimento no seu imóvel.

Quer encontrar o pergolado perfeito para a fachada da sua casa? Venha bater um papo sem compromisso com os especialistas da Cobrire! Aproveite para conhecer mais os projetos já realizados e inspire-se para fazer o seu!

Nós ligamos para você!