fbpx
Quiosque de Santa Fé

Quiosque de Santa Fé

Já conhece o quiosque de Santa-fé? Saiba mais sobre essa fibra natural e descubra por que ele é o queridinho de quem gosta de unir sofisticação ao estilo rústico!

Você já ouviu falar em palha Santa-fé? Essa fibra natural está cada vez mais em evidência no cenário da arquitetura, sendo considerada perfeita para integrar tendências com muito bom gosto. Ideal para quem gosta de um estilo rústico sofisticado, o quiosque de Santa-fé já deixou de ser uma regionalidade para se tornar uma preferência nacional para valorizar áreas externas. Saiba mais sobre esse tipo de cobertura e descubra todo o charme e requinte do quiosque de Santa-fé!

 

O que é o quiosque de Santa-fé

O quiosque Santa-fé é uma estrutura construída para o objetivo que você quiser. Ele pode ser um espaço de convivência com os amigos e a família, de churrasqueira ou gourmet, uma área de meditação e repouso, para leitura ou abrigar algum tipo de comércio.

Por isso, se por um lado ele empresta um charme absoluto em áreas externas e jardins residenciais, por outro confere diferenciais em áreas comerciais – como shoppings ao ar livre, os chamados open malls, por exemplo.

O grande diferencial do quiosque de Santa-fé é justamente o seu tipo de cobertura. Ela pode encimar qualquer tipo de estrutura: de madeira aparelhada ou lavrada, ou de eucalipto de reflorestamento. O importante é o efeito visual que confere uma sofisticação rústica ao ambiente, valorizando seu entorno.

Veja algumas imagens de quiosque de Santa-fé

 

FOTOS

 

Palha de Santa-fé: integração com a natureza na medida certa

As coberturas naturais sempre fizeram parte da vida do homem. Desde os primórdios da construção de abrigos – pelo simples aproveitamento dos materiais disponíveis – até os dias atuais, quando há um resgate do convívio com a natureza. Com isso, a arquitetura tem criado meios de integrar as fibras naturais do dia a dia urbano, criado ambientes guiados pelo aconchego dos materiais orgânicos.

Palha de Santa-fé

Palha de Santa-fé

A Palha de Santa-fé é um bom exemplo desse resgate. A Panicum prionitis é uma espécie de capim nativa do sul do Brasil, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e encontrada também na Argentina e no Uruguai.

Gramínea de hábito cespitoso, perene, a Palha de Santa-fé pode chegar a 2,5m de altura, com muitos colmos. Suas folhas são longas, cinza azuladas, brilhantes e muito abrasivas. Depois de naturalmente secas suas folhas ainda permanecem muito tempo na touceira, enriquecendo a coloração da planta.

A Palha de Santa-fe é bastante resistente ao sol, aos ventos, à maresia, às geadas, ao frio e ao calor intenso, além de gostar de umidade chegando ao ponto de permanecer por anos mesmo em situação de alagamento. Ou seja, ela adapta-se bem a qualquer clima, sendo, por isso mesmo, ideal para coberturas.

 

Processo artesanal

Ao mesmo tempo sendo um material primitivo e moderno, todo o trabalho de produção da cobertura de Palha de Santa-fé é artesanal. Depois de secas, as folhas são costuradas a mão com arame galvanizado, ganhando ainda mais durabilidade e oferecendo uma excelente proteção contra o sol e a chuva.

Para isso, no entanto, é preciso que o telhado tenha uma inclinação mínima de 60% – razão pela qual é preciso ter cuidado com a escolha da empresa que vai executar o projeto. Pesquise bem e opte por profissionais especializados e com larga experiência no mercado.

Com aparência compacta e flexível, que se adapta bem aos mais diversos tipos de projetos. A cobertura, que deve ter entre 20 e 30 cm, ela oferece excelente proteção térmica, deixando o ambiente com uma temperatura bastante agradável.

 

Dicas de cuidados com o quiosque de Santa-fé

Como qualquer outro material, o quiosque de Santa-fé também necessita de alguns cuidados. Ele pode servir aos mais variados propósitos, mas é preciso ficar atento para obter o máximo de cada projeto.

Se a ideia for fazer um quiosque de Santa-fé gourmet ou de churrasqueira, atenção às saídas. Chaminés ou coifas, por exemplo, devem estar a pelo menos 2 metros de distância da cobertura. Para evitar faíscas, elas não devem ficar acima da projeção da Palha de Santa-fé.

  • Gases inflamáveis, GLP ou qualquer ponto de combustível deve ficar a uma distância mínima de 3 metros, de acordo com a NBR 13523/08;
  • Toda a fiação elétrica deve estar embutida em alvenaria ou concreto ou protegida por conduítes metálicos.
  • Fogões, fornos e churrasqueiras devem ser mantidos em áreas com piso e paredes incombustíveis.

Tomando esses cuidados e contratando uma empresa especializada, o quiosque de Santa-fé chega a ter uma durabilidade de 15 a 20 anos.

 

Conheça algumas sugestões de modelos da Cobrire, converse com nossa equipe especializada e faça um orçamento sem compromisso!

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP