fbpx

Que tal ter um pomar em casa?

pergolado de eucalipto no jardim

Que tal ter um pomar em casa?

Colher a fruta que você mesmo cultivou, no seu pomar, é qualidade de vida. Veja como ter um pomar caseiro no pergolado e valorize ainda mais seu jardim!

Cultivar o próprio alimento, livre de pesticidas e aditivos, é investir em qualidade de vida. Por isso, mas muitas pessoas, colher a fruta do pé é fundamental. Principalmente quando o pomar fica no quintal de casa.

Então que tal fazer um pomar caseiro cheio de charme, com as frutas que você mais gosta?

Pergolado de eucalipto

Pergolado de eucalipto, lugar aconchegante

Veja algumas dicas que vão ajudar a escolher e cultivar as melhores espécies – e ainda descobrir como fazer um pomar para lá de charmoso em um pergolado de madeira.

 

Como fazer um pomar caseiro

É muito fácil ter um pomar caseiro, ele pode adaptar-se a qualquer espaço que você tenha. De uma forma geral, as árvores frutíferas são de baixa manutenção e, para algumas, a poda anual chega a ser o único cuidado necessário.

Um ponto interessante é que, dependendo do ambiente que tiver no jardim, é possível mesclar árvores com trepadeiras frutíferas em um pergolado de madeira, dando muito mais charme ao espaço.

A primeira coisa a fazer é prestar atenção a alguns pontos:

  • Evite plantar muito próximo aos muros – A estrutura pode não ser benéfica para o desenvolvimento das espécies. O muro pode impedir a incidência de luz natural ou ainda servir como uma barreira aos galhos. Dependendo do caso, o impacto pode ser irreversível.
  • Fique de olho na incidência do sol – O local do futuro pomar deve ser bem banhado pelos raios solares. As espécies frutíferas precisam de pelo menos 7 horas diárias de exposição ao sol para desenvolver frutos de forma abundante.
  • Área deve ter água em abundância – Esse é outro ponto importante: a água. A área do pomar deve ter solo profundo, para que as raízes se desenvolvam bem.

No entanto, o solo também precisa ter excelente capacidade de absorção da água, que deve ser abundante – seja por conta de chuvas, lagos, rios ou lagoas próximas ou um sistema de rega eficiente.

  • Varie no tipo de espécies – Quanto mais variado, mais bonito o pomar caseiro. Há muitas espécies de árvores que podem garantir beleza pela variação de volume e também de cores e sabores diversificados. Dê especial atenção às trepadeiras frutíferas, que embelezam o pergolado de madeira.

 

Como escolher as melhores mudas para o pomar

Escolher as mudas para fazer seu pomar é uma das fases mais gostosas, mas também requer atenção. Além da sua preferência pessoal, preste atenção nessas dicas:

  • Analise o clima da região – Procure saber qual a origem da planta. A maioria das árvores frutíferas de clima frio sequer chega a florescer em lugares quentes. É o caso do pessegueiro no Nordeste, que não dá flores nem frutos, por exemplo.
  • Qual o espaço disponível – É claro que ninguém vai comprar uma jaqueira para plantar em um espaço reduzido. Nesse caso, dê preferência a árvores de pouco crescimento, como o romãzeiro, por exemplo. Além da fruta, que é símbolo de prosperidade, a árvore dá lindas flores.

Outra boa ideia é fazer o pomar apenas no pergolado de madeira, que pode ser feito em qualquer cantinho, deixando o jardim com um clima especial.

Os vasos podem ser distribuídos em varandas, terraços ou no próprio jardim, colocados sobre decks de madeira, complementando as espécies de chão.

Algumas espécies que dão um efeito super bacana são a jabuticabeira, o caju anão precoce, a goiaba tailandesa gigante, limão, acerola, pitanga, maçã julieta, blueberry (mirtilo) e a uva sem sementes.

 

Como fazer seu pomar caseiro no pergolado de madeira

Se ter um pergolado de madeira no jardim já agrega valor à residência, ter um pomar em um pergolado é puro charme. Uma das vantagens é que pode ser feito em qualquer espaço, inclusive em terraços e coberturas.

Nesse caso, as trepadeiras frutíferas podem ser plantadas diretamente o solo ou em grandes vasos. Conforme forem crescendo, elas devem ser direcionadas para as ripas de madeira, presas com fixadores para melhor aderirem à estrutura e fazerem uma cobertura perfeita.

Vá várias espécies que são perfeitas para um pomar no pergolado de madeira. No entanto, antes de fazer a escolha, não esqueça de perguntar no fornecedor da planta se ela aguenta a exposição direta ao sol.

Para se ter uma ideia, algumas espécies de trepadeiras frutíferas são maracujá; parreira; melancia de cipó; kiwi; cipó moranguinho; uva do mato preta, amarela ou laranja; jabuticaba de cipó e framboesa. Escolha a sua favorita e comece o seu pomar caseiro!

Não tem ainda um pergolado de madeira com pomar para chamar de seu? Então faça com quem sabe: a Cobrire é referência no mercado. Venha conversar com nossos artesãos e descubra como inserir o pergolado no seu projeto!

 

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP