fbpx

Quando o agora se encontra com o eterno: mix de estilos

Se você já cansou do mais do mesmo na decoração, é hora de mudar. Veja como ousar com muita classe e sofisticação apostando no mix de estilos!

Na vida, nem sempre o óbvio é o melhor caminho. Para muitas pessoas, aquilo que se esconde nas sutilezas é justamente o mais interessante.

Essa visão do mundo, cheia de mistérios, expectativas e combinações inesperadas, também ganha espaço quando o assunto é decoração.

No mix de estilos é possível surpreender de forma harmônica e sofisticada, buscando nos quatro cantos do mundo o que há de mais intrigante – no presente e no passado.

É quando o agora se encontra com o eterno.

Veja como misturar estilos sem medo de errar na decoração!

 

Como unir o clássico ao contemporâneo no mix de estilos

Se o objetivo é surpreender o olhar é preciso sair da zona de conforto. Afinal, é sempre mais fácil apostar no lugar-comum, no que já é fartamente aceito. Ousar e inovar é sempre um desafio.

Na decoração contemporânea, a inclusão de peças clássicas é um verdadeiro coringa, cheio de personalidade. No primeiro, se esconde o espírito moderno, empreendedor. No segundo, a bagagem cultural.

Na área gourmet com pergolado, por exemplo, experimente utilizar um balcão com revestimento de madeira, mesas de demolição e poltronas ou banquetas com pés de aço inox.

 

Brinque de criar contrastes

A ideia, aqui, é brincar de criar contrastes na decoração: claro x escuro, liso x textura, linhas retas x formas orgânicas. Nesse verdadeiro parque de diversões de sensações, a madeira é sempre um elemento bem-vindo – em todos os seus estilos.

Isso vale também para o jardim. Uma residência de arquitetura clássica, por exemplo, ganha um clima ao mesmo tempo sofisticado e rústico com um quiosque de Santa Fé, por exemplo.

Coloque elementos que gerem pontos de luz espontânea, como acessórios metálicos. Louça clássica ou simplesmente branca, também ajuda criar diferenciais decorativos.

Da mesma forma funcionam as cadeiras de design transparente sobre o deck de madeira. O contraste encanta – de forma discreta, mas ousada.

 

Cuidado com as cores

Saber dominar a cores é essencial para não criar uma bagunça no mix de estilos. É preciso criar uma identidade visual, uma harmonia estética.

Eleja uma cor de destaque e a cerque por core neutras, como bege, cinza, marrom e branco. Tons pastéis em azul, pêssego e verde-azulado também agregam valor ao décor.

Para organizar o olhar, utilize a técnica da repetição: pelo menos um elemento repetido em 3 diferentes lugares.

Pode ser um material, uma cor ou uma estampa. Para o cérebro isso significa que tudo faz parte de um mesmo grupo – e dá a sensação de conforto.

 

Não misture estilos parecidos

Se você tem medo de fazer um mix de estilos, a dica é não misturar dois que sejam muito parecidos. Sem contraste, as peças acabam competindo entre si e o visual sai empobrecido.

No pergolado de madeira, por exemplo, opte por unir um estilo muito ornamentado, como o marroquino, com outro mais minimalista. As cores básicas de um sustentarão a vivacidade do outro.

Outra ótima combinação para pergolados é utilizar um mobiliário mais arrumadinho, com outro mais detonado, como os móveis que contam histórias.

Hoje os móveis enferrujados que antes iam parar no lixo, são considerados um foco da decoração: mesas, cadeiras, lanternas antigas, fruteiras e pés de mesa, por exemplo, são um charme.

Contraste com cortinas de voil para barrar a luz do sol e um lustre clássico de cristal. Seu pergolado de madeira vai causar inveja em todas as ocasiões.

Veja algumas imagens de pergolado que podem te inspirar

 

Veja alguns mix de estilos que são top para quiosques e pergolados

Se você ainda está em dúvida sobre quais os melhores estilos para investir nesse mix, nós separamos algumas sugestões interessantes para criar ambientes únicos:

  • Minimalista + marroquino;
  • Industrial + clássico;
  • Clean + chinoiserie;
  • Clásscio + rústico;
  • Urbano + rústico;
  • Oriental + pop;
  • Novo + antigo.

Além das dicas, confira algumas imagens de quiosques para te inspirar

 

Aproveite também essas dicas:

  • Fazer um mix de estilos bem sucedido é mais difícil se houver muita informação nas paredes, como ladrilhos hidráulicos e papel de parede com estampas coloridas e fartas. Opte por revestimentos naturais – como palha, bambu e madeira.
  • Para misturar mais de dois estilos na decoração, mantenha sempre a bases neutra.
  • Seja fiel à sua paleta de cores. Cores em excesso dão a sensação de bagunça. Mantenha sempre uma em comum na decoração quando houver vários estampados.
  • Não tenha medo de usar o que já tem em casa ou móveis de família. Tudo o que conta história é sempre bem-vindo.
  • Decks de madeira, pergolados de madeira, bangalôs e gazebos, painéis e revestimentos naturais sempre ficam bem em mix de estilos. Seja ele qual for.

E então, pronta para experimentar? Saia da zona de conforto e crie espaços únicos para receber os amigos!

 

Quer saber mais sobre decoração? Continue acompanhando os posts da Cobrire e conheça seus modelos de pergolados e quiosques!

 

Nós ligamos para você!