fbpx

Pintar ou não o pergolado? Veja o que é tendência!

pergolado pintado

Pintar ou não o pergolado? Veja o que é tendência!

Vai fazer seu pergolado de madeira mas não sabe se deve pintar ou envernizar? Veja o que é a tendência e inspire-se!

Pergolado de madeira bem feito, deve ser construído em madeira de primeira qualidade, tipo exportação. Deve ser imponente, atraindo a admiração de quem vê e aconchegante como um convite ao conforto. Afinal, ninguém quer ver seu investimento transformado em um puxadinho.

Isso não significa, entretanto, que ele não possa receber uma pintura – dúvida de muita gente que prefere manter uma certa combinação de tons. Afinal, pintar ou não o pergolado de madeira? Será que há uma tendência nesse sentido?

Qual a tendência em pergolado de madeira?

pergolado pintado

Quando a decisão de construir um pergolado de madeira é tomada, para a maioria das pessoas a ideia é manter o aspecto original do material. Afinal, a madeira é uma das mais nobres matérias-primas, valorizando qualquer ambiente e o aumentando o valor de venda do imóvel como um todo.

No entanto, mesmo nesse sentido há tendências que imperam ao longo do tempo. Por isso, o ideal é que o pergolado veja produzido em madeiras nobres, mas claras, que podem variar de tonalidade de acordo com o verniz aplicado.

Há alguns anos, por exemplo, os tons escuros eram os mais procurados. Nessa época, tonalidades como café e tabaco faziam muito sucesso.

Depois houve uma grande temporada em que os tons avermelhados eram um must have na decoração – e os fabricantes de verniz em tom de mogno viveram um longo período de felicidade.

Agora, no entanto, a tendência é bem diferente. Com a pegada da leveza e da sustentabilidade, da valorização da vida mais simples e natural, o Gold é a cor da vez em pergolados de madeira.

A tonalidade amarelo-dourado parece refletir a iluminação natural de uma forma sutil e confortável, que não cansa aos olhos e induz ao relaxamento.

Uma das vantagens é que o Gold deixa entrever os veios naturais da madeira, valorizando ainda mais a estrutura.

 

Pergolado de madeira também pode ser pintado

Pergolado pintado

Pergolado pintado

É claro, no entanto, que não há regras que tenham que ser seguidas e a tonalidade do pergolado pode variar de acordo com o projeto. Basta pintar o pergolado com uma tinta para madeira de boa qualidade na cor desejada.

Dentre as cores mais utilizadas, o branco é o que mais faz sucesso. Geralmente ele entra em projetos de estilo provençal, deixando o ambiente mais romântico.

O marrom, da cor de madeira, também é usado, mas geralmente quando a madeira é de baixa qualidade e é preciso disfarçar imperfeições.

No entanto, é preciso ter em mente que, caso mude de ideia e deseje retornar à tonalidade de madeira natural, toda a estrutura terá que ser cuidadosamente lixada. Em casos mais extremos, pode ver preciso até mesmo desmontar o pergolado de madeira, o que gera um custo alto.

Por outro lado, um pergolado colorido pode surtir o efeito oposto na hora da venda. A cor escolhida pode não agradar compradores em potencial e você levar mais tempo para fechar negócio em caso de revenda do imóvel.

Por isso, pense bem antes de colorir seu pergolado, porque uma mudança de ideia mais adiante pode custar caro.

 

Manutenção é essencial para o pergolado de madeira

Seja qual for a sua escolha, uma coisa é essencial para aumentar a vida útil do seu pergolado de madeira: a manutenção periódica.

Quando o pergolado de madeira é finalizado, ele tem que receber uma ou mais camadas de produto impermeabilizante, como um verniz. O ideal é que ele seja de alta proteção, inclusive solar. Afinal, a estrutura fica ao ar livre, exposta ao sol, à chuva, ao vento e todo tipo de intempéries.

Toda madeira precisa de proteção manutenção, mesmo as mais nobres. A Cobrire só trabalha com madeiras tipo exportação, de primeira linha, como Cumaru e Itaúba. Elas já são naturalmente mais resistentes, mas ainda assim proteger seu investimento é indispensável.

O custo é pequeno e os benefícios são muitos, já que você terá seu pergolado de madeira como novo por muito mais tempo. A primeira manutenção deve ser feita seis meses depois de construído o pergolado.

É mais ou menos como quando você compra um carro zero Km e faz a primeira revisão aos 10 mil Km. Depois, basta refazer o processo uma vez por ano.

O ideal é remover o produto antigo com material apropriado e lavar a madeira para tirar toda a poeira. Deixe secar por 3 dias e reaplique. O procedimento é basicamente o mesmo para verniz, tinta ou selante e também para a manutenção de deck de madeira.

E então, já decidiu se vai pintar ou envernizar o pergolado de madeira? Aproveite então para conhecer os projetos mais recentes da Cobrire no Instagram e inspire-se ainda mais!

 

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP