Monte sua estratégia para o verão!

Quer fugir da confusão do verão nas ruas? Veja como montar uma estratégia com um pergolado de madeira para transformar sua área de lazer um verdadeiro paraíso!

Ainda tem muito verão pela frente e, para um número cada vez maior de pessoas, a própria área de lazer é o melhor lugar do mundo para curtir a estação. Nada de engarrafamento, nada de ambulantes gritando na praia, nada de fila em restaurante nem de risco de assalto. Por isso, o pergolado de madeira tem ganhado tanto destaque nos projetos. Ele é perfeito para reunir os amigos com todo conforto e sofisticação. Então que tal montar sua estratégia para o verão?

 

O que pensar na hora de elaborar o projeto do pergolado de madeira

Para fazer valer seu investimento impressionar de verdade os amigos, o pergolado de madeira deve ver pensado de forma estratégica. Pode não parecer a princípio, mas vários aspectos podem interferir no uso diário do seu pergolado. Veja quais são:

Escolha da melhor cobertura

Pergolado com cobertura

Pergolado com cobertura

Nem só de verão vive o pergolado de madeira, muito pelo contrário: ele é perfeito para as 4 estações. Por isso mesmo, é preciso pensar com calma na melhor cobertura, já que ela deve aguentar tanto as altas temperaturas do verão quanto as chuvas.

A tradicional telha cerâmica é uma boa opção, mas tem sido relegada a segundo plano em relação ao teto transparente. A questão é que muitas pessoas associam logo essa tendência à cobertura de vidro ou policarbonato – e depois se arrependem.

No verão, ambos os materiais acabam potencializando os raios solares, como uma lente de aumento. Com isso, o local, que deveria ver agradável, acaba se tornando uma estufa.

Para minimizar o problema pode ser colocado um forro de palha ou de bambu, mas o ideal mesmo é optar por outro material: a Pergotelha.

A Pergotelha faz parte do Sistema Solar Plus+ da Cobrire. Feita de poliéster e fibra de vidro, é totalmente translúcida, mas bloqueia 99% da radiação solar.

Ou seja, a luz, passa, mas não aquece. Assim, a temperatura ambiente chega a ser até 6º C menor do que nos pergolados com vidro ou policarbonato. O sistema é composto por um insulfilm da Dupont que evita a penetração dos raios UV, prejudiciais à saúde.

 

Como evitar infiltração com as chuvas de verão

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos campinas pergola caramanchão gourmet

Esse é um problema até comum com pergolados de madeira com cobertura de vidro ou policarbonato. O motivo é simples: eles não têm calhas. Como são totalmente lisos e retos, a água bate e se espalha de qualquer maneira, se espatifando no chão com toda força.

Além disso, como o material, é muito rígido, não acompanha o movimento natural da madeira, que tende a se acomodar com o tempo. Com isso são formadas frestas por onde a água escorre gerando vazamento e infiltrações e goteiras.

Com a Pergotelha, isso não acontece, porque ela não é lisa como o policarbonato e o vidro. Ao contrário, ela já tem ranhuras que encaminham a água para os dutos certos.

Outra forma de evitar infiltrações é escolhendo a empresa certa para fazer a obra – principalmente quando o pergolado de madeira vai ficar encostado (geminado) a alguma parede.

Enquanto a maioria parafusa os rufos, a Cobrire chumba o material na parede. Essa simbiose perfeita evita que a água infiltre pela parede. O acabamento fica muito mais sofisticado e protegido.

 

Fechamento do pergolado para colocar ar-condicionado

Outro item que deve ser pensado antes de fechar o projeto é a possibilidade de fechamento do pergolado para a instalação de ar-condicionado. A colocação de janelas, portas e panos de vidro é bastante comum para quem quer manter o ambiente refrigerado.

Só que, ao contrário da crença comum, não basta encomendar esse fechamento a alguma vidraçaria no futuro.

O ideal é que o projeto original já inclua essa possibilidade, levando em consideração o peso do material que será instalado no futuro para fazer um cálculo exato da estrutura. Assim evita-se problemas de desnivelamento, já que o peso extra já foi incluído nos cálculos.

 

Previsão de redes e balanços

Da mesma forma, a previsão de redes e balanços também devem constar no projeto original. O motivo é o mesmo: o peso e a tração exercidos em toda a estrutura do pergolado de madeira. Tomando esses cuidados você terá um pergolado de madeira perfeito por muito mais tempo.

 

Cuidado com quem contrata para fazer a obra

Quando alguém investe em um pergolado de madeira para valorizar sua área de lazer, com certeza não quer um puxadinho. Por isso, para não ter surpresas desagradáveis no final da construção, contrate apenas pessoal especializado.

Fuja de curiosos, empresas iniciantes ou que cobram barato demais. A qualidade tem seu preço. A Cobrire trabalha apenas com peças selecionadas de madeiras de primeira linha, como Itaúba e Cumaru, e conta com artesãos altamente capacitados, que tratam cada projeto como único.

A Cobrire se orgulha do que faz, porque também queremos que você tenha orgulho do seu pergolado. Venha conhecer nossos projetos e inspire-se para montar sua estratégia de verão!

 

Nós ligamos para você!