fbpx

Mitos e verdades sobre casa de madeira

casa de madeira

Mitos e verdades sobre casa de madeira

Sonho de consumo de muita gente, ainda há vários mitos acerca das casas de madeira. E você, sabe o que é verdade ou não? Venha conferir!

Ter uma casa de madeira é hoje o sonho de muitas pessoas. A flexibilidade de estilos e de construção fazem com que sejam um verdadeiro ícone da arquitetura moderna. Além disso, a estrutura traz diferenciais estéticos que valorizam a construção, além do próprio material nobre, é claro.

Apesar de até serem relativamente comuns nas regiões sul e sudeste, no Brasil elas não se tornaram muito populares, como nos Estados Unidos, por um único motivo: a disponibilidade do material. Assim, a alvenaria se tornou um método mais fácil – e barato – de construção.

Atualmente, no entanto, com os projetos de sustentabilidade que provêm madeira certificada no mercado, assim como o eucalipto, elas são a menina dos olhos de arquitetos e designers, que elaboram projetos cada vez mais belos e originais.

Hoje, ter uma casa de madeira é símbolo de bom gosto e sofisticação. No entanto, muitos mitos ainda rondam as casas de madeira. Será que tudo o que falam sobre elas é realmente verdade?

Veja agora o que é verdadeiro ou falso em relação às casas de madeira e comece a pensar no seu próprio projeto!

casa de madeira deck de madeira pergolado de madeira forro de bambu

Casa de madeira: bom gosto e sofisticação.

 

Casa de madeira não é tão forte e resistente quanto a de alvenaria

Mito. Embora não pareça, a madeira é mais forte do que outros materiais de construção. É possível encontrar casas de madeiras seculares em ótimo estado de conservação, ao contrário de várias estruturas de alvenaria.

Para se ter uma ideia, há casas de madeira de até 600, 700 anos na sibéria e nos países escandinavos.

 

Projetos de casa de madeira não podem ser alterados

Mito. Muito pelo contrário, é muito mais fácil fazer uma modificação em uma casa de madeira do que em alvenaria. Se a alteração for ainda durante a construção, melhor ainda. Em vez de os erros e mudanças gerarem desperdício, tudo pode ser reciclado e reaproveitado ou na própria obra ou em outro projeto.

Além disso, não esqueça que os projetos podem ser híbridos. Ou seja, a casa pode mesclar estrutura de madeira com paredes de alvenaria.

 

Casa de madeira precisa de manutenção periódica

Verdade. Assim como as casas de alvenaria, que precisa de pintura, a casa de alvenaria também precisa de tratamento com verniz e fungicidas regularmente.

No entanto, enquanto os tijolos sofrem muito com a umidade, muitas vezes tendo que refazer o reboco ou colocar camadas impermeabilizantes, a casa de madeira já tem uma umidade natural, própria da natureza.

Desde que tratada, ela não vai apodrecer com a umidade, até porque é produzida em madeira de lei, nobre, de alto padrão. São utilizadas apenas espécies que já são naturalmente mais fortes e resistentes às intempéries.

 

Confira alguns trabalhos em casa de madeira realizado pela Cobrire

 

Casa de madeira encolhe

Verdade. De uma certa forma. Tudo o que é de madeira tende a se acomodar com o tempo, porque há um movimento natural do material. No entanto, esse “encolhimento” já está previsto no projeto, então o conjunto se comporta de forma igual, como um todo.

Já na alvenaria, quando há acomodação do terreno, é comum aparecerem rachaduras, que precisam ser verificadas se não estão atingindo alguma parte estrutural da casa.

 

Casa de madeira é mais cara

Quando havia escassez de material, a madeira tinha um custo mais elevado. Hoje, com os programas de reflorestamento e o uso sustentável, a madeira ficou bastante acessível. O eucalipto é um bom exemplo.

Além de imponente, durável e altamente flexível para os mais diversos projetos, ele tem um ótimo custo porque tem crescimento rápido em florestas próprias para esse fim.

 

Casas de madeira são rápidas de construir

Verdade. Mas o tempo vai depender também da complexidade do projeto. No entanto, a construção não demanda tantas etapas quanto as casas de alvenaria, que dependem da secagem do concreto e do cimento – ou veja do clima certo.

Na construção da casa de madeira, só na parte de envernizar e impermeabilizar a madeira é que será necessário o clima estar seco. Até porque a madeira já tratada contra a umidade de fábrica.

 

Construir casas de madeira é destruir o meio ambiente

Mito. Muito pelo contrário. Casas de madeira são amigas da floresta. Além de serem construídas com madeira certificada, elas não geram tanta emissão de gás carbônico quanto as de alvenaria, e ainda geram menos desperdício e consomem menos energia.

Por outro lado, elas são isolantes térmicas naturais, retendo o calor e isolando contra o frio. Com isso, elas reduzem tanto o uso de ar-condicionado no verão quanto de aquecedores do inverno.

E então, pronto para realizar o sonho de ter uma casa de madeira? Aproveite então para conhecer os projetos Cobrire e inspire-se para fazer o seu!

 

Nós ligamos para você!