fbpx

Madeira, vermelho e terracota: 5 tendências em decoração para 2019

Madeira, vermelho e terracota: 5 tendências em decoração para 2019

Madeira, vermelho e terracota: 5 tendências em decoração para 2019

Que tal começar o ano com a casa em outro astral? Conheça as 5 principais tendências da decoração 2019 e inspire-se para renovar os ambientes!

se vem um novo ano e, com ele, 365 dias repletos de expectativas. E nada como começar já dando cara nova à casa, incentivando mudanças positivas que sempre acabam influenciando o astral. As tendências em decoração 2019 estão cheias de novidades para transformar o local mudando cores, texturas e objetos.

E isso vale tanto para o design de interiores quanto para o pergolado de madeira, com certeza o charme da casa principalmente nos meses de verão. Veja agora novas tendências para mudar o clima da casa e começar 2019 com outro astral!

 

Tendências decoração 2019: resgate da natureza mais presente do que nunca

O ano chega cheio de novidades, e, se depender das tendências de decoração 2019, a natureza estará mais próxima do que nunca.

Texturas, cores, design, tudo remete às formas orgânicas, com um certo ar de “acaso” que torna a décor mais aconchegante e natural. É o resgate das raízes e do ambiente que abraça e conforta.

1 – Cores: terracota, vermelho e dourado aquecem os ambientes

As tendências mostram que a decoração 2019 será regida pelas cores que remetem à terra.

Nesse espectro, tons quentes de bege e verde são valorizados, mas ganham destaque o vermelho, terracota e o dourado.

A paleta chega mais impactante do que em 2018, mas menos saturadas.

Use em acessórios, como almofadas, cortinas, mantas e tapetes – e também objetos. Nas fachadas, o terracota, que há tempos vem ganhando preferência, agora se impõe como forte tendência.

Nas madeiras, o tom dourado ou mel dá o toque de sofisticação, principalmente em pergolados de madeira.

painel de madeira

Já o verde, vale o natural: quanto mais plantas, mais in na decoração 2019. Para quem mora em apartamento, vale apostar no estilo Urban Jungle.

Para quem não se identifica com as cores quentes, os pastéis também estão in. Nesse caso, a paleta mostra o verde azulado, cinza flanela, capuccino e o chocolate para quem quer fugir das cores apimentadas.

Já o millennial pink, que se mantém ativo entra ano sai ano, ainda não perdeu posição.

 

2 – Texturas: madeira e vidro ganham destaque nas tendências para 2019

Nesse resgate da proximidade da natureza junto ao homem, as texturas que mais se destacam são as fibras naturais, como os revestimentos de palha e bambu, e o uso da madeira em todas as suas formas. Agora, quanto mais madeira, melhor.

Use em objetos espalhados pela casa, em móveis, decks de madeira, guarda-corpos, pergolados, balcões, jardineiras e até revestindo muros.

A ideia é criar um clima naturalmente aconchegante e nobre, aproveitando toda a sofisticação desse material que não cai de moda.

Os tons de mel e dourado se mantêm em alta, mas em 2019 vamos ver também um movimento de retorno da madeira natural escura em substituição ao estilo escandinavo.

Nesse espectro, vale também suas variações, como o eucalipto, que incorpora ainda uma pegada sustentável.

O vidro também aparece como um grande coadjuvante da madeira – justamente, talvez, como uma forma de valorizá-la ainda mais.

Nos pergolados de madeira a busca pelas coberturas transparente se mantém uma altíssima tendência 2019, especialmente a Pergotelha.

A telha, além de ser translúcida agrega ainda as formas orgânicas tão valorizadas e o conforto da canalização da água das chuvas de verão.

 

3 – Curvas e Imperfeições: a ordem do momento é não ser tão “certinho”

Mais uma vez o estilo escandinavo, que ditou o décor de interiores durante tanto tempo, parece cada vez mais distante.

Em vez das formas retas e certinhas, as tendências da decoração 2019 apontam para as formas orgânicas e as curvas. A ideia, aqui, é deixar os ambientes mais confortáveis para o corpo – e para o olhar.

Por isso, na hora de escolher os móveis para o pergolado de madeira, por exemplo, opte por mesas redondas ou ovaladas, assim como pufes, espelhos, mesas auxiliares, lustres, luminárias e objetos.

A beleza do imperfeito também estará presente mais do que nunca em 2019. As tendências mostram a valorização dos materiais oxidados, bordas irregulares, cerâmicas com marcas dos dedos que as moldaram.

Na verdade é um resgate do que os japoneses sempre fizeram com o wabi-sabi, que diz que “em tudo há uma fissura, e é por onde entra a luz”. Por isso, nem sempre as marcas do tempo precisam ser apagadas, mas sim enaltecer a história de cada peça.

 

4 – Sustentabilidade: mais que nunca

Como já era esperado pelo caminho dos anos anteriores, a sustentabilidade está mais valorizada do que nunca. Não só pelo reaproveitamento de peças, como móveis e tijolos de demolição, mas também pelo uso consciente dos recursos naturais.

É o alinhamento de duas tendências que só aumentam com o passar dos anos, a necessidade de ser amigo da floresta e o uso de revestimentos naturais de replantio farto e beleza extrema.

Assim, eucaliptos, revestimentos, forros e esteiras de palha e bambu, aparecem em paredes, tetos, móveis e peças em geral, seja no interior ou no jardim.

Confira o vídeo sobre forro de palha

 

5 – Customização: peças na medida de cada um

Outra das grandes tendências para 2019 é a customização: peças sempre lindas em sua essência, mas adaptadas às necessidades de cada um.

Esse desafio do design é um movimento relativamente novo, proposto por uma nova geração de profissionais.

Nessa busca pelas mais diversas soluções, vemos do revestimento cerâmico que aceita as mais diversas estampas, ao pergolado de madeira que pode ser customizado de acordo com as suas necessidades.

Na Cobrire, por exemplo, você encontra vários projetos que podem ser adaptados ao seu gosto, estilo e necessidade: pergolados para plantas, com coberturas cerâmicas ou transparente, com ou sem paredes, de madeira aparelhada ou roliça (eucalipto), com ou sem fechamento em vidro, geminado à casa, etc.

É, cada vez mais, as tendências de decoração 2019 apontando para a sofisticação do aconchego natural, onde o bem-estar do indivíduo e do meio-ambiente é o mais importante.

E então, pronta para aplicar as tendências da decoração 2019 e começar o ano em novo astral?

Aproveite para conhecer os projetos da Cobrire e inspire-se para um novo recomeço!

 

Nós ligamos para você!