fbpx

Jardim de sacada: como deixar o seu mais bonito

Jardim de sacada: como deixar o seu mais bonito

Jardim de sacada: como deixar o seu mais bonito

Que tal levar um pouco da natureza para o seu apartamento? Veja como criar um jardim de sacada lindíssimo com pouco investimento!

Principalmente nos grandes centros, os jardins de sacada fazem cada vez mais sucesso. Eles têm sido a forma encontrada por muitos moradores para levar um pouco do clima bucólico da natureza para casa, mesmo em meio ao caos do concreto.

Nesse movimento, o uso de alguns materiais são essenciais para aquecer a varanda e dar mais charme ao ambiente. Por isso, além da escolha certa das das plantas, é muito importante cercar-se de elementos que valorizem a proposta do espaço.

Conheça algumas dicas e tendências que vão transformar seu jardim de sacada no lugar mais gostoso da casa.

 

1 – Aproveite bem todos os cantinhos

A primeira dica é não ter medo de decorar. Independentemente do tamanho da varanda, o importante é aproveitar bem todos os cantinhos. Por isso, pense e planeje com calma. A natureza deve ser a protagonista, claro, mas há vários elementos que a fazem realçar ainda mais.

Uma das melhores formas de aproveitar bem o jardim de sacada e criar um clima especial é com elementos pendentes. Aproveite tanto as paredes quanto o próprio teto.

Comece encontrando uma parede livre para fazer um jardim vertical. Aqui, a dica é utilizar um painel de madeira como suporte para os vasos ou jardineiras. Além da grande variedade de modelos, o painel de madeira ajuda aquecer o local, trazendo a sofisticação e a nobreza da madeira para o seu jardim.

Tenha atenção à escolha das espécies. Além da luminosidade natural e da incidência de vento, leve em consideração também a sua forma de crescimento.

As plantas devem subir no painel de madeira, mas não devem barrar a circulação das pessoas. Boas opções são as bromélias, kalanchoês e suculentas.

No teto, coloque vasos pendentes. Plantas com folhas que caem fazem um efeito cascata muito bonito, especialmente nos cantos da varanda. Mas cuidado com a altura do teto, para que a decoração não bata nas pessoas.

 

2 – Deck de madeira acaba com a frieza do piso

Deck modular de madeira

Deck modular de madeira

As varandas geralmente têm o piso frio, em cerâmicas, lajotas ou porcelanatos, o que retira grande charme do jardim de sacada. Uma forma econômica, prática e super bonita de reverter esse quadro é com a colocação de deck modular de madeira.

Não é preciso quebrar nada. Você compra na medida da sua sacada e você mesma instala, por cima do piso antigo. Basta encaixar uma peça na outra e fazer o desenho que você quiser. Também há vários modelos à disposição.

Aqui, a dica é deixar um pequeno espaço em relação às paredes, centralizando o deck modular de madeira no ambiente. Depois preencha esse espaço com nichos rolados brancos, como se fosse uma moldura. Fica bonito e prático.

 

3 – Coloque plantas aromáticas no seu jardim de sacada

Que tal dar tripla função às suas plantinhas do jardim de sacada? Para isso, basta incluir alguns temperos e ervas aromáticas. Elas podem entrar em qualquer lugar, inclusive no jardim vertical.

Assim, da mesma forma que elas terão um efeito decorativo, também vão perfumar o ambiente e poderão ser utilizadas nas suas receitas. Afinal, é um charme cozinhar com as ervas e temperos retirados fresquinhos do seu próprio jardim.

A dica é colocar as espécies que você mais usa na cozinha, como hortelã, tomilho, manjericão, orégano ou alecrim, por exemplo. Faça um cantinho só para elas, vai ficar um charme.

 

4 – Móveis de madeira, a escolha perfeita

Você já deve ter percebido que a madeira não pode faltar no seu jardim de sacada. Afinal, vamos ser sinceros: é ela quem dá um toque sofisticado e aconchegante a qualquer ambiente.

Ao mesmo tempo você quer que as pessoas sintam-se confortáveis, claro. Para isso, então, escolha móveis de madeira. Eles combinam com o clima, são resistentes e muito gostosos.

Tudo o que precisam de manutenção adequada, como a pintura com verniz marítimo uma vez por ano e almofadas em tecido resistente à água, como o Aquablock. Assim eles têm uma vida útil muito maior.

 

5 – Cuide do guarda-corpo ou corrimão

Seguindo a mesma linha, se houver a possibilidade, considere trocar o corrimão ou o guarda-corpo por madeira. Isso vai valorizar muito seu jardim de sacada. Além disso é possível escolher entre vários modelos, como os totalmente produzidos em madeira ou com vidro temperado.

Por outro lado, aproveite para fazer a iluminação o seu jardim de sacada pelo corrimão. Você pode fazer isso com lanternas ou guirlandas, criando um ambiente romântico e intimista, na medida ideal para receber os amigos.

Além dos tradicionais, há vários modelos que se alimentam através de placas solares, garantindo mais economia e sustentabilidade ao seu jardim de sacada.

Viu como algumas pequenas intervenções podem transformar seu jardim de sacada? Então invista nos jardins verticais e na madeira para criar o clima perfeito para receber seus amigos!

Já conhece os modelos da Cobrire? Descubra os projetos em guarda-corpos, painéis de madeira, decks de madeira corrida ou modular, revestimento de palha e muito mais. Converse com um dos artesãos Cobrire e inspire-se para criar o seu ambiente!

 

Nós ligamos para você!

Precisa de ajuda?
WHATSAPP