fbpx

Jardim de inverno: leve o charme do pergolado para dentro de casa

jardim de inverno, pergolado no jardim, pergolado de madeira

Jardim de inverno: leve o charme do pergolado para dentro de casa

Deixe seus amigos de queixo caído! Veja como levar todo o charme do pergolado de madeira para dentro de casa montando um lindo jardim de inverno!

Quem disse que o pergolado de madeira só pode ficar na área de lazer? Muito pelo contrário, você pode levar todo o charme do pergolado de madeira para dentro de casa com um belo jardim de inverno.

Bonito e relaxante, esse recurso transforma os mais diferentes ambientes, seja sala, quarto, hall de entrada, home offices, home theatres ou até banheiro. Veja como montar esse cantinho muito especial e aproveitar todas as vantagens de um jardim de inverno com pergolado de madeira!

 

Além de bonito e elegante, o jardim de inverno também é funcional

pergolado de madeira, pergolado no jardim, pergolado de madeira no jardim, pergolado com cobertura

Lindo pergolado de madeira com cobertura no jardim

Quando se pensa em jardim de inverno vem logo à mente um ambiente relaxante, sofisticado e muito bonito. No entanto, o que muita gente não sabe é que ele também é funcional.

De um modo geral, as plantas ajudam a melhorar o microclima ambiente, deixando o ar mais puro e regulando a umidade. Por outro lado, elas também ajudam a relaxar, aumentando a sensação de bem-estar.

Estudos chegam a sugerir que em um ambiente de trabalho decorado com plantas, por exemplo, há um acréscimo de produtividade em até 15%. Não é à toa, portanto, que tantas tendências de decoração apontam para a vegetação dentro de casa, como a Urban Jungle.

Para quem trabalha em home office é melhor ainda: você pode montar o seu escritório em casa no próprio pergolado de madeira. Uma boa dica é aproveitar uma lateral da casa para instalar o pergolado home office. Decore com as plantas, abra um pano de vidro para o interior da casa e você acaba unindo dois projetos em um.

 

Mais luz e ventilação natural

O jardim de inverno também traz outros benefícios ao ambiente. Um deles é favorecer a entrada de iluminação natural. Nesse caso, o pergolado de madeira pode ser utilizado para dar acabamento à ilha de plantas, recebendo teto transparente ou apenas com as traves livres proporcionando um leve sombreado.

Assim, a ventilação também acaba sendo mais beneficiada, fazendo uma arquietura sustentável. Há menos necessidade de iluminação artificial durante o dia e de aparelhos de ar-condicionado ou ventiladores ligados.

 

Dicas para fazer seu jardim de inverno

Fazer um jardim de inverno é muito simples. Depois de escolher o melhor local, é preciso escolher as espécies mais adequadas em relação à incidência de luz e de ventilação.

 

No centro do ambiente, sem paredes

Há várias formas de fazer um jardim de inverno. Uma delas é aquele que fica no centro do cômodo, sem paredes. Para a entrada de luminosidade, o ideal é fazer uma claraboia de com travas de madeira e Pergotelha.

Dessa forma o teto transparente deixa a luminosidade entrar, mas não o excesso de calor, já que a Pergotelha filtra até 99% dos raios UV. O ideal é colocar pedriscos ou argila no solo do jardim de inverno para reter a umidade e providenciar um sistema de rega automático.

Algumas das espécies mais indicadas para um jardim de inverno na sombra são o pacová, a espada de São Jorge, lírio da paz, samambaias, bromélias, palmeira ráfis e a zamioculca.

 

Sem cobertura

Geralmente este é o tipo mais utilizado. Ele pode ficar em um canto da sala próximo ao muro, ou mesmo no centro, cercado por paredes e porta de vidro. Ele também fica muito charmoso no caminho entre dois cômodos ou como uma extensão do banheiro.

Nesse caso, a dica é incrementar a decoração com painel de madeira em uma das paredes, dando maior sensação de aconchego. O teto com pergolado de madeira leva mais charme e sofisticação ao jardim de inverno, além de valorizar a casa com a nobreza do material.

Como ficará expostos à chuva e à luz solar, é preciso cuidado na hora da escolha das espécies.

 

Crie combinações aconchegantes

Deck de madeira - Piso para piscina e jardim. Modelos e Preço. Removível, tablado, módulo, placa, modular, mini, Deque, Deques, Decks.

Seja qual for o tamanho do espaço, o que não faltam são combinações aconchegantes. Nos espaços menores, como corredores e laterais próximas ao muro, uma boa ideia é combinar pedriscos (brita 1 ou 2) com caminhos de deck modular de madeira.

As plantas podem ficar em bonitos vasos e, nas paredes, complemente com jardins verticais em vasos presos em painéis de madeira.

Se o espaço permitir, coloque um belo banco de madeira, daqueles próprios para jardim. Algumas prateleiras com velas e objetos decorativos ou mesmo orquídeas ajudam a valorizar a decoração. Grades e objetos de ferro fundido na parede também ajudam a criar um clima especial.

Gostou da ideia de levar o pergolado de madeira para dentro de casa? Venha conhecer de perto os projetos da Cobrire e comece a planejar seu próprio jardim de inverno!

 

Nós ligamos para você!