fbpx

Guia de tendências 2020: estilos

Fim de ano pertinho, a hora de renovar o visual da área de lazer é essa. Aproveite e inspire-se com o nosso Guia de tendências 2020: estilos!

Final de ano é sempre tempo de festa: Natal, férias, réveillon. E nesse novo ciclo que se inicia, a decoração da casa merece ser repaginada. Principalmente a da área de lazer, ponto de encontro perfeito do verão. Pensando nisso nós preparamos a segunda parte do nosso Guia de tendências 2020.

Na primeira parte mostramos as principais tendências em cores para o ano que vem. Nesse novo capítulo dessa história, no entanto, a ideia é mostrar os estilos que prometem arrasar em 2020.

Fique atento e inspire-se para renovar o astral da casa e surpreender os amigos com um visual totalmente novo na sua área de lazer!

 

Maximalismo é uma das principais tendências 2020

O ano de 2020 chega com exuberância, e tudo aponta que o maximalismo é uma das principais tendências. Sim, agora mais é mais mesmo, sem medo de exageros nem de fartura.

Essa é a hora, então, de misturar e criar. Padrões, texturas, objetos e formas. Para decorar seu pergolado de madeira, escolha peças com design marcante, grandes padronagens em almofadas e estofados, muitos quadros nas paredes, pinturas ou cestarias.

Para quem gosta de visuais mais discretos, a dica é apostar nos padrões. Nesse caso, junte padrões semelhantes em tonalidades parecidas mas tamanhos diferentes para criar o efeito maximalista.

 

Design biofílico: apostando no poder da natureza

O conceito de design biofílico vem de biofilia, o amor pela vida e pela natureza, a inerente relação humana com tudo o que é natural.

O conceito de design biofílico é justamente a criação de ambientes que levem o contato com a natureza para o dia a dia, seja na hora do lazer ou do trabalho.

Ele surgiu da ideia de que 99% do desenvolvimento humano é uma resposta adaptativa ao ambiente natural. No entanto, com a vida cada mais concentrada nos grandes centros urbanos, essa ligação tende a se perder.

O design biofílico procura estratégias para melhorar a experiência diária através das características naturais do ambiente.

Assim, um das grandes tendências 2020 é o estilo biofílico, com espaços de transição entre o interior e o exterior de residências, como as casas de conceito aberto.

Essa transição geralmente é feita através de pergolados de madeira, abrindo o espaço interno para o jardim.

Procura-se utilizar materiais naturais. O mais comum deles é a madeira, tanto na estrutura do pergolado como no deck, em grandes portas que se abrem para a área externa, no guarda-corpo e também em todo o mobiliário.

Outros materiais utilizados são a palha e o bambu, em forros, revestimentos, objetos e móveis de formas orgânicas.

Ambientes internos também podem ser divididos com materiais naturais, como painéis de madeira, transportando a natureza para dentro.

Segundo estudos, a estética bem sucedida do design biofílico resulta em benefícios físicos, como a redução de estresse, ansiedade e agressividade, maior interação social e mais sentimentos de orientação e segurança.

 

Jardins interiores: quanto mais melhor

Entre as tendências 2020 de estilos que se destacam o uso de jardins interiores não chega a ser exatamente nova, mas se concretiza cada vez mais.

Longe de significar um modismo, o uso cada vez maior de plantas é encarado por designers e arquitetos como um comportamento transformador, uma verdadeira mudança da sociedade.

Na Casa Cor 2019, por exemplo, cujo tema Planeta Casa regeu todos os ambientes, a plantas foram presença absoluta. Grandes paredes verdes e jardins verticais em painéis de madeira levam mais afeto e mantêm a casa viva.

Como exemplo da contemporaneidade de tendências como Urban Jungle e paredes verdes, a própria Casa Viva foi o tema da Casa Cor 2018.

De acordo com a expectativa dos especialistas, essa busca pela natureza perdida entre concretos deverá se manter cada vez mais forte, sem retrocesso aparente, em todos os estilos.

 

Marcas do tempo e formas orgânicas

Seguindo a mesma linha, as marcas do tempo continuam valorizadas. A filosofia wabi-sabi, por exemplo, é outra forte tendência 2020, agregando valor a tudo o que remete ao passado, ao que é vintage, ao que tem bagagem.

O wabi-sabi defende o que é simples, aceita e incorpora as imperfeições, valorizando o caminho que transformou cada peça. A dica é a construção de ambientes high-low, criando espaços personalizados e únicos, cheios de história e calor.

Nessa linha, vale ressaltar também as formas orgânicas, levando mais natureza e humanidade aos ambientes.

Aqui, também vale o contraste que enriquece o visual, como ventiladores de teto com formas arredondadas valorizando as travas de madeira do pergolado, pufes redondos sobre as réguas do deck, mesas e sofás curvos combinados com revestimentos de linhas retas e grafismos.

E então, gostou das dicas desse guia? Pronto para renovar o visual da sua área externa com as principais tendências 2020 em estilos?

 

Aproveite e descubra como inserir o pergolado no seu projeto e conheça as soluções em madeira mais recentes da Cobrire no Instagram!


Precisa de ajuda?
WHATSAPP