fbpx

Estilo Neutral: veja o que é a tendência que pode transformar seu pergolado

Quer um pergolado de madeira ao mesmo tempo sofisticado, prático e moderno? Conheça o estilo Neutral e veja como aplicar à sua área de lazer!

Uma nova tendência desponta no mundo da decoração: o estilo Neutral. Tendo como base o minimalismo, o Industrial e o Clean, o Neutral traz uma pegada moderna e jovem, de quem busca elegância discreta com funcionalidade e versatilidade. A ideia, aqui, é fazer uma transição harmônica entre o interior e o exterior da casa, mantendo uma unidade de cores sóbrias e contrastantes. Veja como transformar seu pergolado com muito charme e discrição.

 

Nos contrastes, o segredo do estilo Neutral

A decoração é uma fonte permanente de estímulos e informações. Cada vez que escolhemos uma almofada, o forro para o pergolado, o tipo de tapete ou a forma de uma cadeira estamos falando um pouco de nós ao mundo. Mas também estamos recebendo, através do conjunto que se forma, fomentos que condicionam o bem-estar físico e mental.

O Neutral procura propiciar um ambiente neutro, mas ao mesmo tempo marcante, através de contrastes. Dessa forma, a frieza de elementos de ferro e aço se contrapõem ao aconchego da madeira da estrutura do pergolado. Por outro lado, cores frias têm contato direto com tons quentes, dando a sensação de equilíbrio e versatilidade.

 

Neutral na prática

Na prática, a ideia é transformar o pergolado de madeira em um ambiente que passe a sensação de calma e tranquilidade. Na paleta de cores, os tons de cinza, do concreto ao chumbo, ganham destaque.

Eles aparecem especialmente em balcões texturizados, prateleiras e mãos francesas, cadeiras, luminárias e mesas. Objetos e acessórios de ferro e aço dão o toque industrial.

Na cartela de cores estão ainda o azul escuro, o preto e o branco – principalmente nos tecidos, como almofadas, pufes, jogos americanos etc.

Cores quentes como o amarelo, verde sólido e o laranja pontuam discretamente em costuras de almofadas, interior de luminárias, pendentes e arandelas, etc. A ideia é jogar pequenos pontos de luz e de cor em meio às cores mais neutras e fechadas.

 

No contraste, o equilíbrio

Pergolado com cobertura de bambu

Pergolado com cobertura de bambu

É no contraste com os elementos quentes que o equilíbrio é gerado. Além da própria madeira da estrutura do pergolado, a ideia é inserir fibras naturais e materiais orgânicos para dar a sensação de aconchego ao ambiente.

O revestimento de palha ou bambu colabora para a sensação de proximidade da natureza. Como forro do teto transparente, dependendo do modelo escolhido é possível criar um jogo de sombras que torna o local ainda mais interessante, gerando desenhos geométricos que têm tudo a ver com o Neutral.

Nesse jogo de contrastes, em pergolados de estar, o tapete de sisal ou de corda cria um contraponto perfeito com uma mesa de ferro com tampo de madeira. Cestarias, lanternas antigas com velas colocadas em cantos estratégicos e objetos de arte reforçam a pegada high-low.

Para quem prefere um clima mais contemporâneo, a dica é apostar na ferrugem: objetos de ferro fundido enferrujado, cadeiras, mesas de centro ou de apoio ou mesmo uma pintura com efeito aço corten na parede dão um toque especial. Hoje o enferrujado é sofisticado e o toque industrial cai bem em qualquer mix de estilos.

Com o estilo Neutral você ganha um pergolado super personalizado, sofisticado e contemporâneo. Mas lembre-se, a ideia é criar contrastes fazendo com que tecidos, materiais e texturas não briguem, mas se unam, criando um ambiente harmonioso.

 

Pegada minimalista: apenas o essencial para o seu conforto

Pergolado de madeira com forro de palha

Pergolado com cobertura: o rústico fino

O pergolado de madeira em estilo Neutral deve ser decorado de forma a ser não apenas visualmente relaxante, mas também sensorial. Assim, ele deve oferecer conforto psíquico e físico, favorecendo a permanência no ambiente. É aí que entra a pegada minimalista do Neutral, retirando tudo o que é exagero ou supérfluo.

Deixe apenas o que é necessário para o seu bem-estar, o que fala à alma e o que é funcional. Excesso de objetos, de móveis e acessórios podem barrar a entrada de luz natural e a circulação entre os móveis.

Ambientes com muitos elementos tendem a deixar as pessoas mais agitadas – e a ideia do pergolado de madeira na área de lazer é justamente favorecer o relaxamento e o bem-estar.

E então, o estilo Neutral tem a ver com o seu modo de viver?

Conheça outras opções e ideias para pergolados de madeira no showroom Cobrire, acompanhando nossos posts e também pelo Instagram!

Nós ligamos para você!