fbpx

Dicas para criar um cantinho zen em casa

Que tal deixar as energias negativas bem longe de casa? Veja como criar um cantinho zen no jardim e atrair positividade todos os dias!

Às vezes os tempos parecem carregados e mesmo a energia do exterior se avizinha querendo penetrar no dia a dia. Nessas horas, reordenar a mente em um ambiente calmo e propício à meditação é a receita ideal. Ter um cantinho zen em casa pode ser a melhor saída para recarregar de positividade o espírito e limpar mentalmente os ambientes.

A decoração, por sua vez, tem influência direta na sensação de paz e tranquilidade que o espaço deve transmitir. Por isso, separamos algumas dicas para criar o clima ideal no seu cantinho zen e espantar os momentos difíceis.

 

Separe um ambiente exclusivo para o seu cantinho zen

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos campinas pergola caramanchão gourmet

Pergolado decorado com sofá e futon. Fechado com vidro e com cobertura de bambu.

Cada um tem sua forma de relaxar, seja praticando ioga ou meditação, lendo um bom livro ou simplesmente ficando só. Seja como for, quem passa o dia em uma rotina estressante precisa de momentos de paz para recuperar a mente e relaxar o corpo.

Nessas horas, ficar longe da confusão da casa é primordial. Separe um espaço silencioso, só para essa finalidade. O ideal é que o cantinho zen fique no jardim, como em um pergolado de madeira, por exemplo.

O contato com as plantas ajuda a relaxar e melhora a sensação de bem-estar. De acordo com a Nasa, algumas espécies não só contribuem para manter a temperatura amena, mas aumentam a umidade do ar e reduzem os níveis de poluentes.

As aromáticas, como alecrim e lavanda, melhoram os níveis de concentração e trazem mais sensação de relaxamento. Coloque-as em vasos dentro do próprio pergolado, principalmente se ele for fechado com ar-condicionado.

 

Invista em materiais orgânicos e naturais

pergolado de madeira com cobertura de bambu móveis de madeira comfort zone área gourmet design conforto

Fibras naturais e materiais orgânicos em geral ajudam a dar mais sensação de aconchego, fundamental para o relaxamento. Deck de madeira, esteiras e revestimentos de palha e bambu, por exemplo, ficam ótimos com futons fartos e almofadas.

Quanto maior for o contato com elementos da natureza, maior a sensação de bem-estar. A própria textura desses elementos também colaboram para criar um cantinho zen na medida certa.

 

 

Atenção à iluminação

A iluminação também é muito importante para criar um cantinho zen alto astral. Quanto maior a incidência de luz natural, melhor.

Nesse quesito, a dica é usar a Pergotelha, que apesar de translúcida, ainda deixa a temperatura do pergolado até 6ºC mais fresquinha do que o vidro ou o policarbonato.

Por outro lado, quando aplicado em um pergolado com teto transparente, o forro de bambu cria um jogo de sombras muito confortável e relaxante.

À noite, a dica é investir na iluminação indireta, com arandelas, abajures e velas. Além disso, use sempre lâmpadas quentes, como as de LED branca morna, cuja iluminação é muito mais suave.

 

Aromateria ajuda a relaxar

Junto ao silêncio, ao visual do jardim, aos móveis macios e à decoração em geral do pergolado, os aromas têm papel essencial no cantinho zen. Incensos, difusores e velas aromáticas colaboram para um ambiente de paz.

Os aromas de maçã e lavanda, por exemplo, criam um clima mais intimista. Já para meditar e deixar a mente limpa e livre, os incensos naturais são os mais indicados. Nesse caso, jasmim, eucalipto e palo santo são uma ótima pedida.

 

Cores também influenciam no astral do cantinho zen

cantinho zen pergolado cobertura de bambu

Quando o assunto é relaxamento, as cores têm papel fundamental. Elas despertam sensações e podem até modificar o humor.

De acordo com os especialistas, as cores emitem ondas eletromagnéticas de frequências e velocidades diferentes que afetam determinadas áreas do cérebro também de forma diferenciada.

Fora isso, há a associação de elementos e a ilusão de ótica, que faz com que os ambientes pareçam maiores ou menores de acordo com o tom. Assim, para o cantinho zen, a recomendação é usar:

  • Tons claros de laranja, marrom ou rosa (aconchego e acolhimento);
  • Verde (frescor, umidade, tranquilidade, segurança e relaxamento);
  • Tons claros de azul (tranquilidade, associado ao céu e ao mar);
  • Tons escuros de azul e violeta (introspecção);
  • Branco (paz, harmonia, amplitude).

 

Objetos pessoais com boa energia

Outro ponto importante na criação do seu cantinho zen é cercar-se de objetos que tragam boa energia. Mandalas, por exemplo, trazem uma boa conexão com o universo, assim como apanhadores de sonhos e sinos de vento.

No entanto, você também pode – e deve – manter no ambiente objetos cujo significado seja especial para você. Pode ser um quadro, uma lembrança de viagem, uma manta ou um presente de alguém especial.

O importante é que desperte o sentimento de acolhimento e conforto, contribuindo para a paz no cantinho zen.

E então, já imaginou como o seu cantinho zen vai ficar? Veja vários modelos de pergolados de madeira da Cobrire e inspire-se para criar o seu espaço para recarregar seus dias de energias positivas!

 

Nós ligamos para você!