fbpx

Desacelere! Veja como aproveitar mais a vida com qualidade

área de lazer com deck, área zen, decoração com deck de madeira, deck de madeira

Não importa a velocidade dos seus dias: veja como desacelerar e fazer da qualidade de vida e bem-estar uma rotina no seu dia a dia.

O ritmo acelerado muitas vezes não deixa tempo para aproveitar as pequenas coisas do dia a dia com qualidade de vida. As primeiras descobertas das crianças que começam a se tornar jovens adultos, os primeiros frutos daquela mudinha que já está se tornando árvore, a área de lazer que sempre parece mal aproveitada.

Buscar mais qualidade de vida, no entanto, é fundamental – e para isso é preciso desacelerar. Sentar à sombra de um pergolado, sem pressa, pode gerar mais saúde do que só engordar a conta bancária.

Enquanto novas tecnologias surgem para poupar tempo, cada vez fazemos mais coisas no tempo livre. No entanto, em meio a esse paradoxo da vida moderna, um número crescente de pessoas entende que menos é mais.

Receitas leves e saudáveis, decoração básica, consumo consciente, sustentabilidade, wabi-sabi. Mais do que simples conceitos, veja os 14 mandamentos para desacelerar e ter mais qualidade de vida.

1 – Desacelere

Abrace a opção consciente de fazer menos. Crie um ritmo mais prazeroso de vida criando espaços entre tarefas e compromissos. Faça o que é realmente importante aprenda a delegar tarefas.

2 – Foque em uma coisa de cada vez

área de lazer pergolado de madeira com cobertura de forro da bambu
Pergola de madeira

Mantenha-se focado no que está acontecendo naquele instante. Se está com os amigos na área de lazer, não se transporte para os compromissos da segunda-feira.

Esteja presente de verdade no seu ambiente e com as pessoas à sua volta. Pare e perceba como aquele instante é especial e nunca mais se repetirá, porque cada momento é único.

3 – Alimente-se de forma saudável

Forrar o teto do pergolado também é uma forma de criar diferenciais.
Cozinha de estar

Crie um ambiente prazeroso para cozinhar ao ar livre, em meio à natureza, como uma cozinha de estar.

Faça receitas leves, saudáveis, eliminando produtos industrializados e excessos. Teste novos sabores, faça experiências. Elas enriquecem seus dias.

Como mais devagar, mastigue mais. Opte por saladas, alimentos crus, cozidos ou grelhados. A alimentação adequada é sinônimo de qualidade de vida.

4 – Desconecte-se

Deixe o ambiente online para o trabalho, para combinar com os amigos aquela happy hour em casa ou para o sistema de som do pergolado.

Quando estiver com as pessoas de quem gosta, esteja de verdade com elas. Desligue o celular, desconecte as mensagens. Se trabalha online, crie intervalos de desconexão para focar em outras coisas.

5 – Dirija mais devagar

Estresse, vontade de chegar logo, trânsito, cansaço. Tudo faz com que dirijamos mais depressa. O excesso de velocidade só causa mais estresse, acidentes, irritações. Aprenda a relaxar. Aprecie a paisagem, mesmo que sejam só edifícios.

Aproveite os momentos atrás do volante para contemplar sua vida, enquanto dirige mais devagar. A hora em que chegar em casa estará menos estressado e ainda vai economizar combustível.

6 – Tenha um espaço só seu

Crie um cantinho zen, um lugar com suas coisas, um ambiente de leitura, não importa. Decore com objetos que aquecem o coração, fotografias, lembranças de viagem, presentes queridos.

Faça dali o seu refúgio, seu oásis. Não importa o tamanho, mas a dimensão das lembranças que você leva com você.

7 – Aproveite sua área de lazer o ano inteiro

A vida ao ar livre significa qualidade de vida. Crie condições para aproveitar sua área de lazer nas 4 estações do ano. Aproxime-se mais da convivência com a família, os amigos, filhos e netos.

8 – Tenha um consumo consciente

Deixe exageros e desperdícios de lado, invista no que realmente dá prazer. Desfaça-se do que não é usado, do que perdeu a utilidade. Aprenda a doar o que não usa. Fazer o bem a quem não tem alimenta a alma.

9 – Seja sustentável

Cuidar do meio ambiente também é investir em qualidade de vida. Procure reciclar o que é possível, separar seu lixo, usar produtos não poluentes. Atitudes sustentáveis dentro e fora de casa também proporciona qualidade de vida – e a natureza agradece.

10 – Encontre prazer nas pequenas coisas

Crie hábitos simples de valorizar cada momento. Lavar a louça pode ser uma delícia se sentir prazer no contato da água e da espuma com a pele, por exemplo.

11 – Crie um jardim.

Bangalô e Gazebo madeira eucalipto tratado autoclave autoclavado telhado cabana estrutura kioski rustico bangalo gazebo Modelos Preço m2 Campinas Valinhos Vinhedo Paulínia Indaiatuba
Bangalô e Gazebo para piscina e jardim

Não importa o tamanho. Cuidar das plantas é ver a vida brotar nas mais diversas formas. Tenha um jardim vertical, uma urban jungle, um pergolado florido, um pomar. Mesmo nos vasinhos de cactus e suculentas a natureza desabrocha linda e majestosa. Aprecie esse presente.

12 – Aplique o conceito do wabi-sabi.

De acordo com a milenar técnica japonesa, é pela fresta que entra a luz. Encare as dificuldades não como sofrimento, mas oportunidades de aprendizagem e aperfeiçoamento.

13 – Faça exercícios

A atividade física melhora a oxigenação do sangue, levando mais nutrientes para as células de todos os órgãos. Você mais bem disposto, respira melhor, se alimenta melhor e conquista mais qualidade de vida.

14 – Não tenha medo de ser feliz

A vida corrida faz pensar que nunca há tempo para nada, que as obrigações são mais importantes do que os prazeres. Crie tempo para o que você gosta. Pelo menos uma vez por semana dê-se um presente: vá ao cinema, encontre os amigos, tire um dia off lendo um livro, cozinhe para você mesmo. Seja feliz.

Este são 14 pequenos passos para conquistar mais bem-estar e qualidade de vida. Mudanças de hábitos como essas podem proporcionar muito mais prazer no dia a dia, ocasionando verdadeiras transformações físicas e emocionais.Aproveite e descubra 7 dicas para sua área de lazer no inverno e aproveite muito mais sua casa o ano inteiro!

Nós ligamos para você!