Curiosidades sobre o bambu e sua grandiosa força

pérgola

Bambu – forte e poderoso

A redescoberta do bambu está revolucionando a construção civil.

A matéria-prima orgânica e sustentável tem compressão e módulo de elasticidade. Força de tração similar à do aço e resistência superior à do concreto armado.

Mostrou eficiência inclusive para suportar abalos sísmicos. Como nos terremotos que ocasionados na Colômbia em que as estruturas montadas com bambu resistiram.

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos valinhos pergola caramanchão gourmet

Além da utilidade estrutural, pode ser usado como telha, pisos, cercas, forro, portas e janelas.

A matéria-prima é versátil e pode reduzir o preço da obra em até 30%.

De acordo com o arquiteto proprietário da Bamboobali, Mário Gabriel Scripilliti Junior, mesmo com todas as vantagens apresentadas pelo uso do bambu.

O Brasil não tem quantidade suficiente para utilização em larga escala.

“Ainda estamos em um estágio muito atrasado em relação aos países que já usam este material como matéria-prima para a construção civil, como é o caso de diversos países asiáticos. O que é necessário para alavancar o uso desse material é que empresas invistam em plantações de bambu para que seja possível atender à demanda do mercado”, afirmou.

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos campinas pergola caramanchão gourmet

Estudos:

Com mais de 20 anos de pesquisa e trabalho com bambu.

O presidente da Bambuzeria Cruzeiro do Sul (Bamcrus), Lúcio Ventania, realiza ações que buscam preencher essa necessidade.

Ventania realiza ações para implantação de um programa de cultivo em grande escala.

De acordo com ele, dessa forma, além de atender à demanda, a plantação trará grande contribuição ambiental.

“O bambu tem potencial três vezes maior de captar o gás carbônico presente no ar do que as árvores tropicais.

Com o cultivo do bambu também será possível vender créditos de carbono e cumprir uma das medidas incluídas no Protocolo de Kyoto para redução da emissão de gases do efeito estufa.

A expansão da cultura do bambu beneficiará diversos setores”, defende.

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos valinhos pergola caramanchão gourmet

Curiosidades sobre o bambu e sua grandiosa força
Avalie esta página