fbpx

Back to basics: a tendência que está dominando o paisagismo

deck de madeira e pergolado de madeira com cobertura de palha no jardim

Back to basics: a tendência que está dominando o paisagismo

Você já conhece a tendência back to basics? Veja por que ela está tomando conta do design mundial e como pode transformar o paisagismo da sua casa!

Você já ouviu falar na tendência back to basic? O retorno à simplicidade já é mais do que um fato e está tomando conta de todas as áreas do design – no mundo inteiro.

É a valorização da estruturas em madeira, dos vasos de cerâmica, das fibras naturais e do jeito simples de receber, abraçando e aproximando cada vez mais amigos e parentes em torno do que é mais valoroso: a nossa casa.

Veja como agregar o back to basic ao paisagismo do seu lar e criar um novo clima de acolhimento.

 

Mas afinal, que tendência é essa?

No paisagismo, por exemplo, essa tendência encantadora caminha lado a lado com o estilo rústico – que nem por isso deixa de ser sofisticado.

A proposta, no entanto, é passar a ideia de coisa verdadeira, do sentimento puro, do material bruto com o qual são feitos os sentimentos mais profundos de felicidade e aconchego.

Na back to basic, a natureza fala mais alto e o cenário traz poucas interferências, valorizando o material em si. Para isso, no entanto, o esmero e a qualidade são fundamentais.

 

Back to basic no pergolado de madeira? Sim!

Um pergolado de madeira, por exemplo, deve crescer em suntuosidade por suas próprias colunas e travas, impondo sua presença de uma forma ao mesmo tempo simples e elegante.

Por isso, a qualidade na escolha do material e da mão de obra é ponto básico. O pergolado deve ter madeira de qualidade que remeta à solidez das árvores, ser imponente ao olhar pela quantidade do material e por seu acabamento – das travas à tabeira.

É a valorização do trabalho artesanal em sua mais pura forma de conhecimento, haveres e saberes passados há gerações.

A back to basic é uma tendência que multiplica seu investimento em satisfação e exclusividade, já que cada projeto é único.

 

Como ter um paisagismo back to basic

Nesse regresso à origens, o essencial se sobrepõe aos acessórios. O conforto eleva à estética e torna a casa o porto seguro, o lugar que o protege de tudo o que acontece lá fora.

Pequenas mudanças têm efeito imediato, transformando o mood da casa e trazendo emoções positivas. E para aderir à tendência back to basic basta agregar alguns elementos.

 

Vasos naturais reforçam a tendência

pergolado-pergola-caramanchao-madeira-74gr

Pergolado e deck de madeira no jardim com vasos rústicos

Mesmo nos jardins gramados a presença de vasos de plantas estratégicos criam um ar romântico com um certo toque vintage.

Há tempos, o paisagismo pedia vasos mais requintados, com acabamento vitrificado ou compostos por outros materiais. Hoje a tendência são as peças de cerâmica pura, terracota, cimento ou jardineiras de madeira.

No entanto, não é preciso trocar todos os vasos da casa. Para aderir à back to basics basta inserir os novos modelos junto aos vasos que você já tem. Esse recurso empresta um ar de casa vivida que é totalmente alinhada à tendência.

 

Deck de madeira traz mais conforto e aconchego

A revisitação ao passado revestida de novas leituras deve levar sempre à sensação de conforto. Nesse sentido, a madeira está sempre em alta na back to basics.

Caminhos compostos por decks de madeira serpenteando por entre as plantas podem levar a pequenos abrigos ou surpresas: um balanço debaixo de um pequeno pergolado de eucalipto com plantas, um cantinho com hidro-spa em um quiosque de Santa-fé.

Por outro lado, painéis de madeira e esteiras de bambu roliço podem fechar ambientes, mantendo a privacidade de chuveirões e ambientes mais íntimos.

Revestimentos de fibra natural, como palha e bambu, podem forrar tetos, móveis e paredes, levando a natureza de volta à convivência também no interiores. Afinal, é back to basics.

 

Sustentabilidade: um dos pilares back to basic

Não é uma questão de moda: a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente vieram para ficar. E ela é justamente um dos maiores pilares da tendência back to basic.

Cada vez mais interiorizada no consumidor consciente, a sustentabilidade está longe de ser apenas uma solução econômica. Hoje é a orientação que pode poupar o planeta do colapso frente a exiguidade dos recursos naturais não renováveis.

Não é à toa que hoje cada vez mais empresas fazem investimentos pesados em ações sustentáveis, nas mais diversas esferas.

Utilizar apenas madeiras de reflorestamento e aderir a programas verdes, por exemplo, são iniciativas que agregam valor a empreendimentos, obras, estruturas e ao próprio paisagismo.

Hoje, a tendência back to basic mostra acima de tudo que, em vez de apostar em um crescimento desenfreado, a empresa consciente prefere crescer de forma sustentável.

Para o consumidor, o conceito significa poucos projetos de cada vez, de forma personalizada e cuidadosa em cada detalhe, com acompanhamento individualizado etapa por etapa. Um certo jeito de antigamente de atender ao cliente aliado às mais modernas técnicas.

A Cobrire é uma empresa especializada em madeira que conta com artesãos altamente capacitados em todos os seus empreendimentos. Sempre preocupada com o meio ambiente, usamos apenas madeiras certificadas de alto padrão, garantindo a qualidade do seu projeto em todas as etapas.

Quer saber mais sobre a Cobrire e seus projetos? Venha conhecer nosso showroom e aproveite para conversar com nossos especialistas!

 

Nós ligamos para você!