fbpx

Arquitetura sustentável: conheça o que está por vir

Hoje a arquitetura precisa ser amiga do meio ambiente. Conheça as principais tendências em ações sustentáveis e como elas podem impactar seu dia a dia!

Sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda. Ela tem guiado os passos da arquitetura em todo o mundo, como uma nova forma de viver.

A preocupação com o meio ambiente tem feito com que cada vez mais a tecnologia seja aplicada na descoberta de novos materiais e alternativas para o dia a dia, de forma a reduzir o impacto negativo da presença humana na natureza.

Com isso, muitas novidades surgem criando tendências na arquitetura sustentável, que se consolidam pela beleza, facilidade de uso, economia e funcionalidade.

Conheça algumas delas e descubra o que está por vir!

 

Design criativo impulsiona a arquitetura sustentável

Casas quadradas e projetos que não levam com conta as necessidades do meio ambiente estão com os dias contados. O caminho da arquitetura moderna aponta para formas que favoreçam a climatologia local, favorecendo a ação dos ventos no interior da residência e a incidência de luz solar.

Para isso, orientação e tamanho de portas e janelas, disposição dos cômodos, colocação de pergolados em fachadas, e todo o projeto passam a ser repensados de forma a aproveitar ao máximo os recursos naturais.

 

Teto transparente que bloqueia a incidência de raios UV

teto solar cobertura transparente pergolado

A beleza estética impulsionou o desenvolvimento de tecnologias que tornem os tetos transparentes de pergolados de madeira mais saudáveis. Hoje sabe-se que coberturas de vidro e de policarbonato fazem uma espécie de efeito estufa, potencializado os raios solares.

O ambiente acaba tornando-se mais quente, o que leva a outras medidas, como a colocação de revestimentos e o fechamento do pergolado com vidro para a instalação de ar-condicionado. Mesmo assim os aparelhos acabam trabalhando mais e consumindo mais energia, o que não é saudável para o meio ambiente.

O Sistema Solar Plus+, por exemplo, reduz em até 6ºC a temperatura ambiente em relação ao policarbonato e ao vidro. Mesmo sendo totalmente translúcidas, as Pergotelhas são tratadas com um filme especial que barra 99% dos raios UV.

Dessa forma, o conforto térmico é favorecido, tornando o ambiente mais agradável. Por outro lado, o Sistema Solar Plus+ reduz a necessidade de ventiladores e ar-condicionados, tornando o consumo de energia mais sustentável.

 

Reaproveitamento da água da chuva

Dentre as mais diversas maneiras de reaproveitamento de água, a arquitetura tem um de seus principais focos na sustentabilidade através da captação da água da chuva.

Dessa forma, através do design, é possível armazenar em galões a água que seria lançada nas galerias pluviais, reduzindo o risco de inundações.

A água proveniente captada pelas calhas dos telhados pode ser reaproveitada para rega em jardim, lavar carro, lavagem de varandas, em vasos sanitários etc.

Além disso, vários estudos já estão bem próximos de transformar a água da chuva em água potável, própria para o reconsumo humano. Soluções arquitetônicas, como a própria Pergotelha, visam facilitar cada vez mais essa captação.

Ao contrário das coberturas de vidro e de policarbonato, onde a água da chuva cai e se espalha sem controle, a Pergotelha possui calhas que conduzem a água da chuva com perfeição, evitando desperdício do material e alagamentos nas áreas próximas ao pergolado.

 

Uso de materiais alternativos

Forro com bambu roliço

A arquitetura cada vez mais se vale do uso de materiais alternativos para garantir sustentabilidade às construções. Bambus e fibras naturais, por exemplo, produzem materiais altamente resistentes e ainda proporcional é ótimo isolamento térmico.

Por outro lado, programas de reflorestamento e certificação, como o Amigo da Floresta, garantem a produção de madeiras nobres sem prejuízo ao meio ambiente.

Casas de madeira, exclusivamente, ou combinadas a outros materiais são beneficiadas pelas florestas de eucalipto, uma madeira de primeira linha altamente resistente e de incrível beleza.

Além disso, o eucalipto é considerado uma árvore sustentável pela facilidade de replantio e crescimento rápido.

 

Aquecimento solar: sistema barato e de retorno rápido

Os sistemas de aquecimento solar também têm tido bastante atenção por parte da arquitetura moderna. Apesar da sustentabilidade, não confundir com energia solar, um sistema mais completo e ainda não muito popular.

O aquecimento solar é a forma de aquecimento da água através dos raios solares. Bem mais simples, é barato e de retorno rápido, economizando a energia convencional que seria usada para um chuveiro elétrico, por exemplo.

É uma grande aposta da arquitetura dentre as ações de sustentabilidade mais comuns para os próximos anos.

Viu como há várias ações sustentáveis que podem ser facilmente tomadas no dia a dia? E não esqueça, sempre que for fazer uma obra, opte por empresas especializadas, com vasto know-how e que preze por ações sustentáveis. Como a Cobrire.

Continue acompanhando nossos posts e receba sempre novidades em arquitetura, decoração e paisagismo que visam o seu bem-estar e do meio ambiente!

Venha visitar nosso showroom e conheça os mais novos projetos Cobrire!

 

Nós ligamos para você!