fbpx

Arquitetura: conheça as principais tendências para os próximos anos

Veja como fazer um investimento com forte valor futuro apostando nas principais tendências de arquitetura, decoração e paisagismo para os próximos anos!

Quanto mais crescem os centros urbanos, ter uma área de lazer própria torna-se um privilégio cada vez mais raro. Por isso, o espaço precisa – e deve – ser valorizado, agregando tendências já consolidadas de arquitetura, decoração, e paisagismo.

Conforto, bem estar e um estilo que reflita a visão do mundo dos moradores são fundamentais, claro. Mas quem faz um investimento de porte deve pensar no futuro.

Apostar em tendências consagradas para os próximos anos é o segredo para criar uma área de lazer completa, que atenda às necessidades dos usuários e valorize o imóvel lá adiante.

As modas descartáveis, por sua vez, devem ser aplicadas nos pequenos detalhes, que podem ser facilmente trocados, como os acessórios. Assim o visual pode ser renovado periodicamente, destacando cada vez mais o investimento de peso.

Veja agora quais os elementos e estilos que já se firmaram nesse cenário e são exemplo de bom gosto, elegância e sofisticação ao redor do planeta.

 

Arquitetura do futuro: decoração orgânica é tendência consolidada

Casa de madeira natureza em casa Arquitetura

O mundo está em constante transformação e com ele o espaço em que vivemos. Nesse cenário, é preciso pensar nos conceitos que definirão o que será importante para as construções daqui para frente.

A arquitetura do futuro aponta para a decoração orgânica, uma das tendências mais marcantes. A ideia é trazer a natureza para bem perto, apostando em materiais orgânicos de diversas texturas – e que devem ser mesclados aos demais elementos.

O clima deve ser minimalista, com foco no bem-estar do corpo e da alma. A decoração orgânica está intimamente ligada à necessidade urgente de olharmos com atenção para o meio ambiente e sua necessidade de renovação.

 

Construções em madeira, pedras e texturas naturais

Os materiais naturais são mais leves e refrescantes, garantindo um visual reconfortante. Dessa forma, os projetos arquitetônicos devem priorizar pedras, bambu e muita madeira para criar uma atmosfera confortável, mas sem excessos.

Na decoração, os acessórios seguem essa linha natural. Fibras naturais aparecem em tecidos, revestimentos e objetos, e se manterão em alta por bastante tempo.

 

Conforto ambiental: tendência sem volta

pergolado madeira cobertura coberto forro teto esteira trelica bambu bamboo preco modelos campinas pergola caramanchão gourmet Arquitetura

O conceito de conforto ambiental já se consolidou na arquitetura como uma tendência sem volta. A ideia é realizar projetos que gerem o máximo de conforto não apenas a si mesmo, mas também à vizinha e ao que está ao redor.

Para isso, a ideia é usar a própria tecnologia como aliada de preservação do ambiente circundante. A simulação do comportamento de diversos fatores – como vegetação, incidência de luz, ventos etc – colabora para reduzir estresses.

É o caso, por exemplo, de projetar um pergolado na fachada evitando que possíveis reflexos do sol atrapalhem a residência vizinha.

A gestão integrada de elementos da casa, com uma arquitetura focada da organização dos espaços de forma a conseguir a melhor acústica, iluminação natural e energética.

Assim, os projetos devem corresponder às necessidades do ambiente natural ao redor, minimizando ou zerando, quando possível, os prejuízos ao meio ambiente e à vizinhança.

 

Pontos de luz: iluminação direcionada é destaque entre as tendências

iluminação em pergolado de madeira com forro Arquitetura

A luz alta e branca parece, definitivamente, com os dias contados. Pelo menos é o que mostram as principais tendências em arquitetura, decoração e paisagismo.

Aqui, os pontos de luz ganham destaque na iluminação, projetando um mundo de cores e sombras mais lúdico e reconfortante. A ideia é criar uma estratégia, através de spots de LED, que valorizem o paisagismo.

Da fachada ao jardim, a iluminação indireta, surge em degraus, caminhos, entre plantas, voltadas para fachadas, painéis de madeira em muros, destacando elementos arquitetônicos e funcionais, como um hidro-spa.

 

Estilo industrial vai se manter em alta

Sucesso nos Estados Unidos há muito tempo, o estilo industrial é uma das tendências já consolidadas também aqui no Brasil. A proposta combina madeira, tijolos aparentes, ferro, concreto e grandes espaços envidraçados e tubulação exposta.

Muita gente não imagina, mas a paleta de cores é bastante versátil no estilo industrial. A combinação desses materiais pode ser feita com cores fortes e vibrantes ou mais sérias, puxada para os tons neutros e cinzentos.

O estilo industrial pode ser utilizado em fachadas, interiores ou pergolados, dando um charme moderno e urbano a residências de todos os tamanhos.

Ao contrário da decoração orgânica, o estilo prioriza formas geométricas e linhas retas, com curvas apenas em alguns elementos, além da integração de ambientes, que pode feita através de pergolados.

 

Cores que devem causar impacto nos próximos anos

As tendências de cores para decoração, arquitetura e paisagismo também pode ser mapeada. Nesse sentido, as que mais se destacam são os tons de verde que lembram o verde água, como o Neo Mint, anunciadamente a cor que deve pautar as produções em 2020.

Junto a ele as que também já são tendência consolidada são o Purist Blue, Cassis, Cantaloupe e o Mellow Yellow.

 

Pergolados para complementar e valorizar fachadas e paisagismos

Totalmente consolidados como tendência, os pergolados de madeira não são apenas funcionais. Além de protege do sol, da chuva, do vento, ampliar e integrar ambientes, valorizar fachadas e serem altamente versáteis, os pergolados valorizam o trabalho paisagístico e o projeto arquitetônico da casa.

Aqui, vale incrementar a estrutura de acordo com as demais tendências. Para criar uma harmonização com o estilo industrial, por exemplo, agregue ferro à cobertura do pergolado, assim como elementos vazados alternados com teto transparente.

Na integração com outros ambientes, uma boa pedida é sintonizar com a decoração orgânica, com painel de madeira com jardim vertical, para dar um toque verde natural, revestimentos de palha ou bambu e elementos naturais.

Ao incorporar as principais tendências já consolidadas para os próximos anos você agrega valor à sua área de lazer e prioriza o conforto com muito estilo.

Quer saber mais sobre pergolados de madeira e suas infinitas possibilidades? Venha conversar com um especialista Cobrire e conheça de perto nossos projetos!

Nós ligamos para você!