fbpx

Alerta de tendência: construção com eucalipto

Alerta de tendência: construção com eucalipto

Alerta de tendência: construção com eucalipto

Você sabia que o eucalipto é uma das maiores e mais consolidadas tendências da construção? Conheça todas as vantagens dessa madeira roliça para o seu projeto!

A construção com eucalipto é uma das grandes tendências da arquitetura moderna. Além da beleza inegável desse tipo de madeira, há muitas vantagens inerentes ao tipo de madeira, ao ciclo de plantio e à própria sustentabilidade do sistema.

Para quem está construindo ou reformando, apostar no eucalipto é ganho certo em estética, durabilidade e flexibilidade de projetos.

Já para quem quer dar um up na área de lazer e ter um espaço funcional nas 4 estações do ano, o eucalipto continua sendo uma excelente pedida para a construção de pergolados, gazebos e quiosques de palha.

Veja por que o eucalipto tem conquistado tanto espaço no mundo da arquitetura, decoração e paisagismo e porque essa tendência já está mais do que consolidada.

 

Eucalipto: sustentabilidade em todos os sentidos

O eucalipto é hoje a madeira roliça número 1 na preferência de arquitetos e designers. Um dos motivos é que essa é a único material de construção que consegue ser 100% ecológico e renovável.

Extraído de matas reflorestadas, o eucalipto ajuda a reduzir a pressão sobre as florestas nativas. O seu ponto de corte, por exemplo, se dá por volta dos 10 anos de idade. A do Jatobá, por outro lado, chega a levar até 50 anos para chegar ao ponto certo de ser utilizado como matéria prima.

Dessa forma, não só o reflorestamento é muito mais rápido, como o desmatamento é bem menos agressivo à natureza.

 

Bom preço também atrai o consumidor

Outro motivo de sucesso do eucalipto é o preço de mercado. Ainda na comparação anterior, o m³ do eucalipto pode sair por até menos da metade.

O bom preço, no entanto, não significa perda de qualidade. Muito pelo contrário: a diferença de valor é justamente por conta de seu crescimento rápido e a fartura de oferta.

Na verdade o eucalipto é um tipo de madeira super resistente, inclusive às ações dos cupins. No entanto, além de sua resistência natural às pragas, as matérias primas para a construção civil ainda passam por um rigoroso tratamento que reduz ainda mais as chances de sucubir à ação de insetos.

Dessa forma, o eucalipto fica ainda mais resistente também às mudanças climáticas, a incidência dos raios UV e da chuva, colaborando para aumentar ainda mais sua vida útil.

Ou seja, o eucalipto atinge a mesma qualidade dos tipos mais nobres de madeira, porém sendo mais econômico.

 

Beleza conquista cada vez mais adeptos

mezanino com estrutura deeucalipto com deck de madeira

Mezanino com estrutura de eucalipto e deck de madeira

Um outro ponto do eucalipto é inegável: sua beleza. Seja na construção de residências inteiras, de pergolados, gazebos ou quiosques de palha, a verdade é que ele empresta uma elegância rústica dificilmente igualada por outras espécies.

Com isso, apresenta uma grande flexibilidade para os mais diversos projetos, passeando bem dos mais simples aos mais rústicos e sofisticados. Ao optar por uma estrutura de eucalipto, toda a arquitetura circundante passa a ser mais valorizada, independentemente do estilo e do lugar.

Por outro lado, sua aparência natural empresta um aspecto mais moderno e reconfortante à estrutura.

 

Grande durabilidade

Como madeira dura e já naturalmente resistente às intempéries, o eucalipto tem vida longa. No entanto, devido ao tratamento recebido para protegê-lo contra pragas e às mudanças climáticas, ele se torna ainda mais resistente.

Embora a maioria das empresas ofereça uma garantia de durabilidade de até 15 anos, na verdade ele pode, facilmente, ultrapassar os 30 anos de vida útil.

Para isso, no entanto, é importante ficar atento a alguns aspectos:

  • Compre apenas com especialistas. Cuidado com curiosos que não tem nem o amor devido pela madeira, nem a experiência e conhecimentos necessários para uma boa assessoria na hora da compra. É preciso atentar para a espécie certa para o tipo de projeto em que será utilizado.
  • Procure saber qual o tratamento recebido: o eucalipto foi apenas imerso em produtos químicos ou tratado em autoclave?
  • A empresa tem experiência e idoneidade e idoneidade no mercado?

 

Menor desperdício na obra

Pergolado de eucalipto

Pergolado de eucalipto

Uma obra com eucalipto também é uma obra com menos desperdício de material. Isso acontece por que as “sobras” de eucalipto podem ser reaproveitadas na própria obra de várias formas: como peças de jardim, objetos decorativos, como apoio ou pequenas peças de encaixe da própria estrutura.

Viu por que o eucalipto é uma tendência totalmente consolidada e que só conquista cada vez mais espaço na arquitetura?

A Cobrire também trabalha com estruturas de eucalipto, de pergolados e gazebos a casas inteiras. Venha saber mais conversando com um dos nossos artesãos! Fale conosco e venha conhecer nosso showroom!

Nós ligamos para você!