fbpx

Afinal, é ou não é tendência: madeira na decoração

madeira-de-decoracao

Afinal, é ou não é tendência: madeira na decoração

Será que a madeira é mesmo uma tendência na decoração? Vale a pena investir? Descubra agora por que ela é tão utilizada e veja como combinar!

Volta e meia você e pergunta por que a madeira aparece tanto na decoração de interiores e exteriores? Será que é mesmo tendência? Bem, fique tranquilo: a madeira não é tendência.

Tendência é uma predisposição, propensão ou inclinação natural, geralmente de forma passageira. O que é tendência hoje, pode não ser daqui a 10 anos.

É por isso que a madeira não é uma tendência. Ela já é um material mais do que consolidado no mundo da arquitetura e da decoração, um clássico atemporal. Continue acompanhando a gente e saiba por quê!

 

Então não devo usar tendência na decoração?

O ideal, na decoração, é justamente apostar em itens básicos e clássicos, que não dependem de moda. Sempre de acordo com o seu estilo, é claro. Isso não significa que você não deva usar tendências na decoração ou na arquitetura. Muito pelo contrário.

São elas que dão o toque de renovação e modernidade aos projetos, transformando sua casa de tempos em tempos. Afinal, mesmo o que mais gostamos deve receber inovações, dando novo ar visual e melhorando, sempre.

A questão é apostar no materiais clássicos como base da decoração e utilizar a tendência para pequenas renovações, modificações que dão novo ar ao ambientes.

O bom da madeira é que ela pode aparecer nas formas mais variadas, com grande durabilidade – desde que de boa qualidade e conservada da forma adequada.

 

Porque a madeira é um clássico e como combinar na decoração

Madeiras de qualidade têm grande durabilidade. Mas não é só por isso que ela é atemporal. Ao longo dos tempos ela sempre foi associada à sofisticação e à nobreza, além de ser extremamente versátil.

Ela pode ser aplicada em paredes, tetos, fachadas, móveis e objetos, revestimentos, decks, pergolados, guarda-corpos, painéis, bancos de jardim, enfim, em uma infinidade de variações cheias de estilo.

Por outro lado, a madeira traz sensação de aconchego. Em decoração é comum dizer que ela aquece o ambiente. Por isso, é muito utilizada para quebrar a frieza de materiais frios, como cerâmicas, concreto, ferro, vidro, aço inox etc.

Já, de forma geral, os materiais orgânicos estão, sim, cada vez mais em alta. Esse retorno aos elementos naturais faz parte da crescente valorização do homem pelo meio ambiente e ações sustentáveis.

É um retorno à simplicidade da estética com mais responsabilidade no uso dos recursos naturais – a chamada arquitetura amiga da floresta. O uso da madeira na decoração reconecta o homem com a natureza, na contra-mão de um mundo cada vez mais artificial e pobre em texturas que confortam e convidam ao toque.

 

Veja como decorar com madeira e reconectar com a natureza

Muitas pessoas, no entanto, se confundem ao utilizar a madeira na decoração. São várias as texturas e cores, que variam de acordo com o tipo de madeira. Veja como usar:

Pergolado mais aconchegantes

Pergolados podem ser feitos de diversos materiais. No entanto, a madeira, aparelhada (quadrada) ou roliça (eucalipto) deixa a estrutura mais imponente e robusta, conferindo uma beleza ainda maior ao jardim, terraço ou área de lazer;

Pergolado com cobertura

Pergolado com cobertura

Guarda-corpos

Geralmente essas estruturas de segurança são elementos difíceis de combinar. Quando são feitos em madeira, no entanto, se mimetizam ao meio ambiente e emprestam mais charme ao redor. Podem ser totalmente produzidos em madeira ou combinados com vidro ou cabos de aço paralelos, por exemplo.

Guarda-copo de eucalipto tratado

Guarda-copo de eucalipto tratado

Decks

Além de conforto tátil aos pés, por serem antiderrapantes e antitérmicos, o deck de madeira também oferece conforto estético. Ele expande visualmente o ambiente, criando uma unidade harmoniosa, corrige possíveis falhas e nivela solos com algum tipo de angulação.

Deck de madeira - Piso para piscina e jardim. Deque, Deques, Decks. Modelos e Preços.

Escolha um tom para todo o ambiente

Na dúvida de como combinar, opte por um mesmo tom de madeira em todo o ambiente. Tonalidades claras dão sensação de amplitude, a escuras são mais sofisticadas, mas dão sensação estética de reduzir o ambientes.

Madeira e couro

Essa é considerada uma dupla perfeita. Ambas texturas naturais, fica ótima em ambientes que pedem sofisticação, praticidade e estilo. A dica, aqui, é manter bastante próximos o tom de ambos. Quebre a monocromia com tapetes e objetos mais claros, criando ponto de luz.

Utilize complementos coloridos

Objetos, acessórios e obra de arte colorido também valorizam a madeira. Escolha quadro, planta, escultura e almofadas em tons vibrantes, como roxo, azul, amarelo e vermelho.

Revestimento em muros

Muro branco e sem atrativo criam ambientes especiais no jardim quando revestidos por ripas de madeira. Aproveite para formar fontes, bancos e mesas de apoio do mesmo estilo.

Agora que você já sabe que a madeira é muito mais do que uma tendência e já sabe como usá-la na decoração, está pronto para criar ambientes personalizados na sua casa!

E você, como usa a madeira na sua decoração? Compartilhe conosco suas ideias e continue acompanhando nossos posts!

 

Nós ligamos para você!