fbpx

7 dicas para ter uma área de lazer para as 4 estações do ano

7 dicas para área de lazer pergolado de madeira em área externa área gourmet

7 dicas para área de lazer

Área de lazer não deve ser feita só para o verão! Veja como elaborar um projeto que pode ser aproveitado 4 estações por ano e valorize seu investimento!

Há alguns anos, principalmente nas regiões mais quentes, área de lazer era sinônimo de piscina. Hoje não é bem assim. O conceito mudou e se ampliou, baseado em mudanças de hábitos da própria sociedade.

Atualmente o mais importante são espaços completos, que contemplem área gourmet, de descanso, jogos e convivência – e cujo uso não se resuma ao período de férias ou ao verão. Nesse cenário, o pergolado de madeira tem papel fundamental.

Flexível, versátil, extremamente bonito e sofisticado, o pergolado de madeira atende às mais diversas funções na área de lazer. Veja agora 7 dicas para ter um espaço ao ar livre completo, pronto para ser usado 4 estações por ano.

 

1 – Respeite as condições naturais do terreno no projeto da área de lazer

A primeira dica para quem vai construir sua área de lazer é respeitar as condições naturais do terreno. Isso não significa não saber aproveitar os espaços. Muito pelo contrário.

Analise a formação do solo antes de fazer uma construção para saber a melhor base e fixadores que devem ser utilizados. Observe a posição do sol nas 4 estações, assim como a incidência de ventos.

Dessa forma é possível distribuir todos os elementos da área de lazer da melhor forma. O terreno será muito mais bem aproveitado em relação ao que tem de melhor para cada núcleo.

 

2 – Crie núcleos para o lazer nas 4 estações do ano

Uma área de lazer para as 4 estações do ano deve prever espaços diversificados. Assim, planeje áreas molhadas e abertas, mas também fechadas e cobertas, que propiciem lazer também nos dias mais frios.

O pergolado de madeira tem sido a solução mais utilizada para atender todos os tipos de projetos. Além de ser uma obra imponente e elegante, a estrutura pode atender a diversos usos.

Crie espaços de meditação, de jogos, de cocção – como churrasqueiras e cozinha de estar – de convivência, abrigos da piscina, home theater ou para integrar ambientes (casa de conceito aberto).

 

3 – Aproveite mais o ar livre com teto transparente

pergolado de madeira com teto transparente policarbonato

Apesar da beleza, um teto transparente de vidro ou policarbonato pode se tornar um problema nos dias mais quentes. Isso acontece porque os raios solares são potencializados por esses materiais ao passarem por eles, como um efeito estufa.

Para evitar o transtorno e aproveitar o teto transparente em qualquer estação do ano, prefira sistemas como o Solar Plus+, por exemplo. Nele, a Pergotelha, apesar de totalmente translúcida, recebe um tratamento que filtra até 99% dos raios UV.

Com isso, além de mais saudável, o ambiente fica até 6ºC mais fresco do que com as coberturas transparentes tradicionais. É possível potencializar ainda mais esse efeito com um forro de palha ou de bambu, que deixa a luz natural passar suavemente.

Assim é possível aproveitar tanto os dias mais quentes do verão como toda a luz natural do inverno.

 

4 – Feche o pergolado e ganhe mais versatilidade

pergolado de madeira e forro de bambu

O pergolado também pode ser projetado para receber fechamento em vidro ou com persianas e painéis de madeira, por exemplo.

Com isso, é possível instalar ar-condicionado para proteger do calor do verão e ainda proporcionar uma área de lazer protegida da chuva e do frio.

Certifique-se, no entanto, de prever um possível fechamento já no projeto original do pergolado. Dessa forma o cálculo estrutural é feito já levando em conta o peso do material de fechamento.

 

5 – Use deck de madeira para proteger o solo

deck de madeira modular

Dependendo da região do país a estação de chuvas pode variar do verão para o inverno – ou o ano inteiro. Para aproveitar a área de lazer mesmo assim, o deck de madeira é uma ótima solução para o solo.

Além de regular desníveis, o deck de madeira pode ser colocado mais alto, evitando o contato dos pés com terrenos alagados. Use como base de pergolados, para demarcar caminhos pelo jardim, para forrar varandas e em áreas molhadas, como piscinas, ofurôs e hidro-spas.

 

6 – Área de cocção coberta: confraternização em qualquer clima

Poucas coisas são tão gostosas como repartir com os amigos os momentos saborosos da vida. Providencie áreas de cocção cobertas para que a confraternização com os amigos possa estar garantida independente do clima.

Equipe sua área de lazer com quiosque com churrasqueira ou pergolado com espaço goumert ou um bar caprichado. Assim não tem chuva que estrague a brincadeira.

 

7 – Contrate apenas profissionais experientes

Quem leva a sério o projeto de uma área de lazer para as 4 estações deve fugir de roubadas. Profissionais especializados são fundamentais, desde os primeiros passos do projeto até a execução da obra.

Além de ter a garantia de um serviço de qualidade, você tem a certeza de materiais nobres e da segurança na sua área de lazer. Fazer com quem não entende é jogar dinheiro fora e comprar muita dor de cabeça.

Por isso, na hora de fazer seu pergolado de madeira, deck, quiosques ou revestimentos em fibra natural, conte com quem sabe: conte com a Cobrire. Aqui você encontra artesãos de verdade, sempre preocupados em executar tudo com qualidade e perfeição.

Venha descobrir mais sobre a Cobrire. Continue acompanhando nossos posts e tenha sempre conteúdo de qualidade sobre paisagismo, decoração e arquitetura.

 

Nós ligamos para você!